Hospitais enfrentam escassez de contraste para exames de tomografia

Sorocaba | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

9 de agosto de 2022

Compartilhe:

escassez constraste

escassez contraste

Hospitais públicos e particulares de Sorocaba já relatam situação de atenção quanto aos estoques de contraste (substância usada para exames de tomografia).

O Ministério da Saúde recomendou a racionalização da solução e repassou orientações aos hospitais para não prejudicar os atendimentos. Entre as orientações, estão avaliação do estoque disponível, a priorização dos procedimentos em pacientes de maior risco, e em condições clínicas de urgência e emergência, e a utilização de métodos diagnósticos alternativos, quando possível.

De acordo com o ministério, a escassez é global e motivada pelos impactos da pandemia nas cadeias de produção e distribuição das indústrias chinesas.

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba informou que tem acordos com fornecedores e que está tomando cuidado com relação ao uso do contraste em casos de urgência.

Já um hospital particular de Sorocaba afirmou que possui estoque suficiente para os procedimentos já agendados e que o hospital tem feito o uso de forma criteriosa, para não haver desperdício. Um segundo hospital particular disse que não é possível prever quanto tempo durará o contraste nos estoques, já que a demanda varia de acordo com as solicitações médicas, mas que, mensalmente, o hospital compra cerca de 500 unidades que serão utilizadas em procedimentos de emergência até que a falta do produto não seja mais um ponto de preocupação.

https://youtu.be/A9x2KhOKjKY

Parcerias

Notícias Recentes

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!