ICMS para carros usados vai aumentar

ICMS para carros usados vai aumentar

Os carros novos e usados ficarão ainda mais caros. A partir do 15 de janeiro o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços, o ICMS, sofrerá reajuste.

A carga tributária vai passar de 1,8% pra 5,53%.  Isso representa um reajuste de 207% no próprio imposto. A taxação vai ficar diferente por causa da base de cálculo, ou seja, o valor do carro na nota fiscal. Atualmente, a tributação, que é de 18% de ICMS, incide sobre 10% do preço total do veículo usado. Com a mudança, a partir do dia 15, essa tributação aumenta pra 30,7% do valor total do veículo.

os revendedores de veículos fizeram uma manifestação em Sorocaba. Se o governo estadual não voltar atrás no imposto, além do impacto para o lojista e o consumidor final, quem trabalha no setor, pode ter dificuldade manter funcionários.

Apesar da preocupação com os usados, os veículos novos não vão escapar e vão ter alta no ICMS: de 12 pra 13,3%. Matérias primas para a fabricação, como o aço, também serão reajustadas, deixando o valor final ainda mais lá em cima.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!