Influenciador digital é alvo de operação contra comércio ilegal de smartphones

Investigação, Policial, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

1 de outubro de 2024

Compartilhe:

Estima-se prejuízo aos cofres públicos de aproximadamente 50 milhões de reais.

Agente em investigação contra o influenciador de smartphones.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Uma operação conjunta da Receita Federal com a Polícia Federal foi deflagrada, na manhã desta terça-feira (1), para combater a importação e o comércio fraudulento de smartphones. Um alvo de busca e apreensão dessa ação é um influenciador digital que propaga práticas criminosas para a importação de smartphones.

Conforme a investigação, esse influenciador se auto-intitula especialista na importação de smartphones com suposta economia de tributos. Mas, na prática, comete crimes como descaminho e falsidade ideológica ao adotar as metodologias de importação.

Estima-se prejuízo aos cofres públicos de aproximadamente 50 milhões de reais.

O esquema foi investigado pela Receita Federal, que identificou práticas ilegais difundidas para aproximadamente 650 mil seguidores no Instagram e 250 mil seguidores no Youtube. O influenciador direcionava os alunos e clientes dele para realização de transações com supostos “sites parceiros” e de “compra assistida” situados no exterior, prometendo compras de smartphones sem tributação.

Além de Sorocaba, a operação, chamada de Ifraud, cumpre oito mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Arujá, Itu, Guarulhos, Barueri e Maceió.

Um dos objetivos é identificar outros participantes do esquema fraudulento. Os responsáveis podem responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, descaminho, associação criminosa, falsidade ideológica, dentre outros.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!