Informações de satélite são usadas contra o desperdício de água em Sorocaba

Sorocaba, Tecnologia | 0 Comentários

TV Sorocaba

26 de julho de 2024

Compartilhe:

Todas as informações capturadas chegam direto em uma tela.

Imagem do satélite usado.

Notícias Recentes

Idosa é autuada por maus-tratos de 33 animais em Itapetininga

Idosa é autuada por maus-tratos de 33 animais em Itapetininga

A Polícia Civil de Itapetininga investiga um caso de maus tratos a 31 cães e 2 pássaros na cidade de Itapetininga. O local foi identificado após uma operação realizada pelo Setor de Proteção Animal da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar Ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses e da Subsecretaria de Defesa Animal de Itapetininga.

Continua após anúncio

Um equipamento de tecnologia avançada tem ajudado lá do alto a encontrar vazamentos embaixo da terra. É um satélite que está sendo usado pelo Saae, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto, para auxiliar nesse trabalho de identificação em Sorocaba.

Todas as informações capturadas chegam direto em uma tela. O equipamento indica os pontos onde existem vazamentos internos na rede de distribuição de água tratada do Saae. Aqueles que são mais difíceis de perceber.

A tecnologia foi desenvolvida em Israel, inicialmente com o objetivo de encontrar água em outros planetas, como Marte. Mas agora, o sistema está sendo usado para detectar vazamentos não visíveis.  Depois que o ponto é indicado no computador, um técnico vai presencialmente conferir se existe ou não o vazamento.

Quem realiza este trabalho é o geofonista, profissional especializado nessa área. Ele consegue perceber pelos ruídos se há alguma coisa errada.

A informação pré-indicada no satélite, tem facilitado bastante o trabalho no dia a dia. Depois disso, os vazamentos são consertados. O principal objetivo é evitar desperdícios de água, o que acontece desde o fim do maio, quando o projeto começou. De lá pra cá, mais de cem vazamentos já foram identificados.

Confira mais notícias de Sorocaba clicando aqui.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!