Fundado há 10 anos, o instituto especializado em atendimento a pessoas com transtorno de espectro autista fica na Vila Nova, em Salto. O espaço realiza de forma lúdica, inúmeras atividades, inclusive em contato com os animais. Além de oferecer atendimentos de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. O principal objetivo do espaço é proporcionar mais qualidade de vida aos autistas.
No local tem até uma escola, onde os alunos têm, de forma adaptada, acesso ao componente curricular de qualquer outra escola, mas com um atendimento voltado à necessidade de cada estudante.
Atualmente, o instituto atende mais de 200 pessoas com autismo em diferentes estágios e idades. E o atendimento, é referência no estado de São Paulo.
O espectro autista é definido em três níveis: Considerado leve, quando o paciente apresenta dificuldades para iniciar relações sociais com outras pessoas; Nível médio, quando o paciente apresenta um grau um pouco mais grave de deficiência nas relações sociais e na comunicação verbal e não verbal; E o grave, quando há dificuldades mais graves em relação à comunicação verbal e não verbal, além de dificuldades notórias para iniciar uma interação social, com graves prejuízos de funcionamento.
https://youtu.be/ebuYSqIWtBA
0 comentários