Isenção de IPVA para veículos híbridos e movidos a hidrogênio é aprovada por 2 anos

Economia, Transporte | 0 Comentários

TV Sorocaba

12 de dezembro de 2024

Compartilhe:

A proposta tem como objetivo incentivar o uso de energias limpas e renováveis.

Repórter Nicole Bonentti falando sobre o IPVA para veículos movidos a hidrogênio.

Notícias Recentes

Em três semanas, Sorocaba tem quase 60 mil declarações de IR entregues

Em três semanas, Sorocaba tem quase 60 mil declarações de IR entregues

Em Jundiaí, 41.467 declarações foram registradas até esta quarta-feira (9). No ano passado, foram 197 mil. Já em Itapetininga, mais de 11 mil contribuintes já declararam — em 2024, o total foi de 39 mil. Em todo o país, a Receita Federal espera receber mais de 46 milhões de declarações até o fim do prazo, em 31 de maio.

Continua após anúncio

Em sessão extraordinária, realizada na última terça-feira (10), a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, por 53 votos a 10, a isenção de IPVA para veículos leves híbridos e movidos exclusivamente a hidrogênio, além de ônibus e caminhões movidos a hidrogênio ou gás natural. O benefício será válido de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2026 e abrange veículos híbridos flex ou com motores abastecidos exclusivamente com etanol, desde que tenham valor máximo de R$ 250 mil.

Após o período de isenção, o imposto vai ser retomado gradativamente, com alíquota de 1% em 2027, subindo até 4% a partir do ano de 2030. A medida também inclui a isenção de IPVA para ônibus e caminhões movidos a hidrogênio ou gás natural até 2029.

A proposta tem como objetivo incentivar o uso de energias limpas e renováveis, além de fomentar a indústria local, especialmente na cidade de Sorocaba, onde uma montadora anunciou investimentos de R$ 11 bilhões.

No entanto, houve críticas pela exclusão de veículos 100% elétricos da isenção. O texto segue agora para sanção do governador Tarcísio de Freitas. A iniciativa reflete a tentativa de equilibrar benefícios econômicos e ambientais, apesar das controvérsias entre os parlamentares.

Confira mais notícias sobre transporte clicando aqui.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!