Itu completa 411 anos de história

Itu completa 411 anos de história

Itu completa hoje 411 anos de emancipação política administrativa. Um milhão de turistas passam pela cidade por ano. O lugar mais visitado é o centro histórico, principalmente a Praça Padre Miguel, mais conhecida como a praça da matriz.

Itu, realmente é a cidade dos exageros, mas é um exagero de história, de cultura e aconchego. Um dos pontos históricos da cidade é a fábrica de arte Marcos Amaro. O espaço cultural funciona na antiga companhia fiação e tecelagem São Pedro, inaugurada em 1911. E olha que interessante, foi a primeira fábrica em Itu a ter energia elétrica. Ao todo, são 19 mil metros quadrados de área construída. Um espaço repleto de história que pode ser contada pelas paredes e janelas da época.

A ideia é restaurar o local. Um estudo para descobrir a cor original do prédio já começou a ser feito. É um resgate minucioso, cheio de cuidado. Historiadores acreditam que os materiais que saíam aqui da fábrica eram transportados pelos trens por meio da antiga companhia ituana de estradas de ferro, inaugurada em 1873.

Tem ainda o trem republicano. Depois de várias décadas, os trilhos voltaram a movimentar itu. O projeto turístico começou há quinze anos para resgatar a fase em que o trem trazia o progresso para a cidade. O trem percorre oito quilômetros em uma viagem de cerca de uma hora entre as cidades de itu e salto. E é claro que até o nome do trem tem história. A atração é mais uma forma de valorizar a estância turística.

É… Itu, quem conhece se apaixona. Nada como viajar pelas ruas históricas e relembrar a importância da cidade. Nessas vielas têm exagero de encanto. Coloca aí na sua agenda, vale a pena conhecer. Parabéns, itu pelos 411 anos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!