Janeiro Roxo conscientiza população sobre hanseníase, doença ainda pouco conhecida

Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

15 de janeiro de 2025

Compartilhe:

A hanseníase tem cura, que vem por meio do tratamento adequado dentro do tempo certo.

Remédio para hanseníase.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Neste mês, uma campanha de saúde muito importante é feita: o Janeiro Roxo, que conscientiza a população sobre a hanseníase. Essa doença atinge a pele e nervos, e tem tratamento oferecido pelo SUS. Mas muita gente desconhece.

O início do caminho para a cura é a informação. Essa frase está escrita em um cartaz sobre a hanseníase, fixado em um corredor da Policlínica Municipal.

A doença é contagiosa, mas não da forma que muita gente pensa. Um informativo foi elaborado de forma didática justamente para que os pacientes entendam melhor a doença. O material deixa claro que nem todo mundo pega e que a exposição tem que ser de, no mínimo, cinco anos.

Segundo dados da Secretária de Saúde de Sorocaba, os casos de hanseníase registrados na cidade têm diminuído. Em 2022 foram 45 registros, em 2023, o número caiu para 35 e no ano passado foram 27 casos. Mas, segundo os especialistas, esses números podem não refletir a realidade e alertam para um outro problema: o da subnotificação.

A hanseníase tem cura, que vem por meio do tratamento adequado dentro do tempo certo: de 6 a 12 meses. O SUS fornece gratuitamente a medicação. A prefeitura complementa ofertando cremes, colírios e soro nasal. O mais importante nesses casos é descobrir antes, e ficar atento às manchas, que são sinais de alerta. Elas podem ser descoloridas, dormentes e não apresentar sensibilidade. Em caso de sintomas, procure a UBS mais próxima e um dermatologista de confiança.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!