Juiz eleitoral explica como funciona processo que envolve as eleições

Eleições 2024 | 0 Comentários

TV Sorocaba

2 de outubro de 2024

Compartilhe:

Para falar mais sobre esse assunto, o Primeiro Impacto Regional desta quarta-feira (2) recebeu o juiz eleitoral, José Elias Themer.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

As eleições municipais vão ser realizadas no próximo domingo, 6 de outubro. Em todo o Brasil, milhões de eleitores irão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. Um processo que envolve muita responsabilidade e que, para ter um bom andamento, tem a organização feita pela Justiça Eleitoral. O órgão de jurisdição que integra o Poder Judiciário cuida de tudo que envolve o processo eleitoral (alistamento, votação, apuração dos votos, diplomação dos eleitos, etc.). Ou seja, trabalha para garantir o respeito à soberania popular e à cidadania.

A Justiça é formada por órgãos responsáveis por assegurar fundamentos previstos na Constituição Federal. São eles: o Tribunal Superior Eleitoral, os tribunais regionais eleitorais, os juízes eleitorais e as juntas eleitorais.

O Tribunal Superior Eleitoral é composto de, no mínimo, sete membros, sendo eles: três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e dois ministros dentre advogados indicados pelo STF e nomeados pelo presidente da República. Para falar mais sobre esse assunto, o Primeiro Impacto Regional desta quarta-feira (2) recebeu o juiz eleitoral, José Elias Themer. Ele participou de um bate-papo com o jornalista Eduardo Barazal para esclarecer dúvidas e orientar os eleitores. Confira a entrevista completa no vídeo.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Mesários de Jundiaí denunciam recebimento de água vencida

Mesários de Jundiaí denunciam recebimento de água vencida

Mesários que trabalharam no segundo turno das eleições em Jundiaí relataram que receberam kits de alimentação com garrafas de água vencidas, datadas de 27 de agosto de 2019. A Prefeitura informou que investigará o caso e que a empresa fornecedora poderá ser penalizada.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!