A prefeitura de Jundiaí se preparou para a campanha com investimentos em torno de R$500 mil em câmaras frias com segurança digital, aquisição de 500 mil seringas e agulhas e insumos necessários para a ação de imunização.
A capacidade instalada de armazenagem jundiaiense nos diversos pontos estratégicos supera as 140 mil doses de imunizantes. A gestão ainda está em processo de compra de novas 30 câmaras para renovar os aparelhos instalados nas unidades básicas de saúde.
A infraestrutura da atenção básica de Jundiaí, ao longo dos últimos anos, recebeu R$ 14 milhões em investimentos.
Jundiaí aguarda a dose disponibilizada pelos órgãos reguladores. A Coronavac, da Sinovac/Instituto Butantan, teve a eficácia anunciada entre 50,4% a 100%. A dose da Astrazeneca/Oxford anuncia eficácia de 70%. Ambas ainda precisam da liberação da Anvisa.
De acordo com o Plano Municipal de Imunização, elaborado a partir do programa nacional de imunização e o Programa Estadual de Imunização (PEI), a cidade contará com quase 30 pontos identificados estrategicamente de forma a facilitar o acesso da população e reduzir o deslocamento dos públicos vulneráveis bem como evitar aglomerações.
O início da imunização é previsto para o dia 25 de janeiro para os profissionais de saúde e idosos com 60 anos, divididos em cinco etapas para maior tranquilidade de acesso para as cerca de 76 mil pessoas do público-alvo.
Os pontos fixos funcionarão das 9h às 16h em escala determinada para cada região (dois dias por região por semana). Já às quintas e sextas-feiras, além dos pontos fixos, será disponibilizado sistema ‘drive-thru’ no parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva), das 18h às 20h específico para o atendimento.
Para receber a dose é necessário que a pessoa apresente o cartão nacional de saúde (CNS). Os dados serão usados para o monitoramento da imunização.
A comprovação da imunização ao usuário jundiaiense será em forma de um cartão de vacinação específico para covid-19, com as informações de lote e laboratório da dose recebida, que tem valor de comprovante e que deverá ser apresentado para a recepção da segunda dose da vacina.
Com a parceria entre as unidades de promoção da saúde e a Guarda Municipal, diariamente, as doses serão levadas entre os centros de distribuição até os pontos de vacinação pela guarda municipal, garantindo a segurança contra atos de vandalismo.
Os locais de armazenagem também, além de monitorados pelos sistemas de vigilância da cidade, contarão com efetivo 24h. A mobilização envolverá cerca de 450 servidores diretamente.
https://youtu.be/h4GA1Y2DwF4
0 comentários