Lixo orgânico é transformado em energia elétrica em Iperó

Iperó, Meio Ambiente | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

24 de abril de 2024

Compartilhe:

Jogar uma casca de banana no lixo e acender uma lâmpada. Você sabe o que essas duas ações têm em comum? Uma pode surgir de outra. Apesar do descarte parecer para a maioria das pessoas o final de uma atividade também é o início de algo novo: geração de energia.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Jogar uma casca de banana no lixo e acender uma lâmpada. Você sabe o que essas duas ações têm em comum? Uma pode surgir de outra. Apesar do descarte parecer para a maioria das pessoas o final de uma atividade também é o início de algo novo: geração de energia. O processo chamado de termovalorização é feito em todo o Brasil e também na nossa região. Em Iperó, um aterro sanitário desenvolve esse trabalho. O local recebe resíduos comuns de 10 cidades da região, o que equivale a mais de um milhão de habitantes.

Depois que os resíduos são recebidos, eles são depositados no aterro. Aquilo que é orgânico se decompõe gerando gases, entre eles o metano, que é tratado e vira energia.

Mas para que os resíduos não contaminem o solo é necessário muito cuidado. São três camadas de proteção. Aí sim o local está apto para receber os descartes. Esse processo é o que separa um aterro de um lixão a céu aberto, onde tudo é depositado sem preocupação com a natureza. Este espaço está sendo preparado para se tornar uma extensão, já que a quantidade de lixo é grande.

A média da geração de resíduo do Brasil hoje é de um quilo por pessoa a cada dia. Em uma casa com quatro pessoas, são gerados quatro quilos diariamente. O que significa que transformar parte disso em recurso que possa ser utilizado novamente é uma maneira de dar outro destino a pelo menos 50% do lixo. Já que, o que sobra vai precisar se decompor com o tempo, por isso fazer a coleta seletiva é essencial.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Defesa Civil faz alerta de chuva forte na região

Defesa Civil faz alerta de chuva forte na região

Diante deste cenário, o Governo de São Paulo irá instalar a partir das 8h desta quinta-feira o gabinete de crise para garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas para estes dois dias, em todo estado

Polícia Militar realiza reintegração de posse em área rural de Iperó

Polícia Militar realiza reintegração de posse em área rural de Iperó

A Polícia Militar realiza uma operação de reintegração de posse nesta quinta-feira (24) em uma área rural ocupada no bairro Araçoiabinha, em Iperó. A ação envolveu cerca de 100 famílias e 270 construções. A prefeitura informou que 115 famílias foram cadastradas para assistência social.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!