Mais de 50 doenças são relacionadas ao consumo de cigarro

Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

3 de maio de 2024

Compartilhe:

Os riscos do tabagismo para a saúde são de conhecimento de praticamente todo mundo, mas nem todos fazem questão de uma mudança de hábito.

Imagem de pessoa fumando cigarro.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Os riscos do tabagismo para a saúde são de conhecimento de praticamente todo mundo, mas nem todos fazem questão de uma mudança de hábito. Esse tipo de advertência é feito inclusive na própria embalagem dos cigarros.

Mas aquelas pessoas que decidem deixar esse vício, acabam descobrindo uma nova vida.

É o caso do funcionário público, Paulo Marquêz. Ele já pesou mais de 140 quilos e fumava dois maços de cigarros por dia. Até que a mudança de Brasília para Sorocaba fez ele mudar de hábitos. Hoje, ele pratica atividades físicas e tem um estivo de vida saudável. Para o Paulo, o cigarro era um amigo presente no momento de mudança de estado, mas depois descobriu que, na verdade, o produto era um inimigo.

Assim como ele, geralmente, as pessoas recorrem ao cigarro para aliviar momentos de ansiedade e estresse. Mas nem imaginam os riscos. O vício em cigarro é considerado uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. Os fumantes absorvem mais de 4.700 substâncias tóxicas, das quais 43 são cancerígenas. Mais de 50 doenças são relacionadas ao consumo de cigarro.

E as recaídas são obstáculos enfrentados pelos fumantes. Um ponto importante é a determinação. Mas todo o processo precisa ser acompanhado por um especialista. O Paulo é a prova viva de que é possível. E largar esse vício transformou a vida dele pra melhor.

Confira mais notícias sobre saúde clicando aqui.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Sorocaba retoma vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira (31)

Sorocaba retoma vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira (31)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), retoma a vacinação contra Covid-19 nesta quinta-feira (31) em 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A imunização é destinada ao grupo prioritário e crianças menores de 5 anos. Na sexta-feira (1), todas as UBSs da cidade disponibilizarão o imunizante.

Mutirão contra dengue em Itapetininga é adiado

Mutirão contra dengue em Itapetininga é adiado

A Prefeitura de Itapetininga adiou o mutirão contra a dengue que ocorreria neste fim de semana (19 e 20), por conta das condições climáticas. A ação seria nas vilas Rio Branco, Reis, Hungria e Jardim Maria Luiza. Segundo a instituição, uma nova data será divulgada em...

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!