Mesmo com ordem judicial para início das obras, matriz de Salto de Pirapora segue interditada

Religião, Salto de Pirapora | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

19 de julho de 2024

Compartilhe:

imóvel corre risco de desabar por conta de rachaduras causadas por um vazamento de água

Notícias Recentes

Continua após anúncio

A Paróquia São João Batista, matriz histórica de Salto de Pirapora, está fechada há dois anos devido a graves problemas estruturais. As rachaduras visíveis na parte externa do prédio são causadas por um vazamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), localizado cerca de sete metros abaixo do calçamento ao redor da igreja.

Desde que os problemas foram constatados e a igreja fechada, a Arquidiocese de Sorocaba, responsável pelo imóvel, e a Sabesp têm tentado chegar a um acordo para iniciar as reformas necessárias. No entanto, a demora na tomada de decisões e o risco iminente de desabamento do prédio levaram a Prefeitura de Salto de Pirapora a entrar com uma ação judicial.

Em 14 de junho, a sentença foi proferida, condenando tanto a Sabesp quanto a Arquidiocese, com um prazo de 15 dias para iniciar as obras de reparo. Apesar da decisão judicial, até o momento, nenhuma medida foi efetivamente tomada.

Em nota, a Arquidiocese de Sorocaba afirmou que estava em negociações para um acordo com a Sabesp e foi surpreendida pela ação judicial. Já a engenheira civil da prefeitura destacou que não havia outra forma de tomar providências diante da urgência da situação.

Enquanto isso, missas, batizados e casamentos foram transferidos para 13 paróquias espalhadas pelo município. No entanto, a comunidade local sente profundamente a ausência da igreja e clama para que ações sejam tomadas rapidamente.

Poir nota, a Sabesp informa que desde 2022 está em tratativas conciliatórias com a Arquidiocese de Sorocaba. A solução consensual extrajudicial foi interrompida em razão da ação civil pública ajuizada pela Prefeitura. Diante da sentença proferida, a Sabesp aguarda a apreciação dos recursos judiciais interpostos, sem prejuízo das tratativas junto à Arquidiocese para solução do caso, que estão em fase final de negociação.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Empresário de Votorantim é vítima de sequestro-relâmpago

Empresário de Votorantim é vítima de sequestro-relâmpago

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima havia acabado de sair de sua caminhonete, quando foi abordada por um homem de 36 anos. O suspeito teria perguntado se o local estava contratando e, em seguida, anunciou o assalto. Ele usava uma blusa cobrindo a mão para simular estar armado.

Dom Júlio se despede da Arquidiocese de Sorocaba

Dom Júlio se despede da Arquidiocese de Sorocaba

Ainda não há definição sobre quem assumirá o comando da Arquidiocese de Sorocaba após sua saída. Segundo Dom Júlio, a arquidiocese entrará em um período de vacância até que um novo arcebispo seja nomeado.

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!