santo antonio

Missa de Santo Antônio será diferente esse ano

O dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, é celebrado neste sábado e a programação vai sofrer alteração por causa da pandemia do coronavírus. O tradicional bolo com a medalhina não será oferecido e as missas irão respeitar o distanciamento social e as regras de segurança sanitária.

Sorocaba

Em Sorocaba não vai acontecer a venda e distribuição do bolo de Santo Antônio. Tal decisão ocorre em virtude do número de pessoas que se envolveriam na confecção de aproximadamente quatro toneladas de bolo e também das filas que não há como evitar.

Como nesse ano a Paróquia vai comemorar seu cinquentenário em 11 de outubro, o bolo em honra a Santo Antônio será feito neste dia.

Neste sábado, dia 13 as missas serão às 7h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h. Serão distribuídas senhas, o número de pessoas está limitado, e outros cuidados serão tomados:

  • desinfeção da Igreja após cada celebração;
  • uso obrigatório de máscara;
  • distanciamento;
  • disponibilização de álcool gel em todos as entradas e saídas.

Jundiaí

Em Jundiaí vai ter o tradicional bolo de Santo Antônio. A missa será transmitida pelo canal do youtube da paróquia às 18h30, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Vicente Costa.

A entrega do tradicional bolo de Santo Antônio no sistema drive thru, das 08h às 18h.

Valores (vendas antecipadas na secretaria ou no dia)

2 pedaços de bolo – R$ 10,00

4 pedaços de bolo – R$ 20,00

Paróquia Santo Antônio – Av. Dr. Pedro soares de Camargo, 724 – Anhangabaú

Telefone: (11) 4521-3555.

Itapetininga

Já em Itapetininga não haverá a distribuição do bolo, mas uma festa em louvor a Santo Antônio será promovida.

O evento contará com três missas às 7h, 17h30 e 19h. Além disso, haverá venda de bolinho de frango, lanche de pernil e caldo verde em sistema drive thru ou por delivery.

A Paróquia Santo Antônio em Itapetininga fica na rua Campos Salles, número 4, área central da cidade.

Leia também: Dia dos namorados diferente no comércio.

História do Santo

Santo Antônio ou Fernando Antônio de Bulhões, seu nome de nascença, nasceu em Lisboa, em 15 de agosto do ano de 1195. De família nobre e rica, era filho único de Martinho de Bulhões. Sua formação inicial foi feita pelos cônegos da Catedral de Lisboa. Antônio gostava de estudar e de ficar mais recolhido.

Vida de Santo Antônio

Aos 19 anos entrou para o mosteiro de São Vicente dos Cônegos regulares de Santo Agostinho, contra a vontade de seu pai. Morou lá por 2 anos. Com uma grande biblioteca em mãos, Antônio avança na sua história pelo estudo e pela oração. É transferido para Coimbra, que é um importante centro de estudos de Portugal, ficando lá por 10 anos. Em Coimbra ele  foi ordenado Aacerdote. Logo se viu o dom da palavra que transbordava do jovem padre agostiniano. Ele tinha conhecimento e grande poder de pregação.

Em Coimbra o padre Antônio conhece os freis franciscanos, entusiasma-se pelo fervor e radicalidade com que estes viviam o evangelho e, pouco depois, torna-se Frei Antônio, mudando-se para o mosteiro de São Francisco de Assis.

Santo Antônio faz o pedido de ir para o Marrocos pregar o evangelho e os franciscanos permitem. No meio do caminho, porém, Frei Antônio fica muito doente e é forçado a voltar para Portugal. Na viagem de volta, o barco é desviado e vai para Itália, terminando por parar na Sicília, em um grande encontro de mais de 5 mil frades franciscanos chamado capítulo das esteiras. Lá, Antônio conhece pessoalmente São Francisco de Assis. A mão de Deus o tinha guiado por caminhos diferentes.

Milagres Santo Antônio

Protetor das coisas perdidas. Protetor dos casamentos. Protetor dos pobres. É o santo dos milagres. Fez muitos ainda em vida. Durante suas pregações nas praças e igrejas, muitos cegos, surdos, coxos e muitos doentes ficavam curados. Redigiu os sermões, tratados sobre a quaresma e os evangelhos, que estão impressos em dois grandes volumes de sua obra.

Falecimento

Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua.

Devoção a Santo Antônio

Aconteceram tantos milagres após sua morte, que onze meses após ele foi beatificado e canonizado. Quando seu corpo foi exumado, sua língua estava intacta. São Boaventura estava presente e disse que esse milagre era a prova de que sua pregação era inspirada por deus. Está exposta até hoje na Basílica de Santo Antônio na cidade de Pádua.

Oração  a Santo Antônio

Meu querido santo antônio dos mais carinhosos, o vosso ardente amor a deus, as vossas sublimes virtudes e grande caridade para o próximo, vos mereceram durante a vida o poder de fazer milagres espantosos. Nada vos era impossível senão deixar de sentir compaixão pelos que necessitavam da vossa eficaz intercessão. A vós recorremos e vos imploramos que nos obtenhais a  graça especial que nesse momento pedimos. Ó bondoso e santo taumaturgo, cujo coração estava sempre cheio de simpatia pelos homens, segredai as nossas preces ao menino jesus, que tanto gostava de repousar nos vossos braços. Uma palavra vossa nos obterá  as mercês que pedimos.

2 Comentários

  • […] Missa de Santo Antônio será diferente esse ano […]

  • Avatar
  • Quero pedir nessa oração que tire todo mal de francisleni que está atrapalhando ela de volta comigo que ela fique calma que ela não se estresse mais quero pedir tambem que francisleni esqueca o que aconteceu e que possa me dá uma chance para mim poder mostrar que eu sou o homem da vida dela quero pedir que tire todo esse meu ciúmes essa desconfiança que eu tenho de francisleni que francisleni só tenha olhos só para mim que ela possa tá voltando comigo toca no coração de francisleni albino 🙏

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!