Os moradores de um condomínio de Itu reclamam que estão há mais de 10 dias sem abastecimento de água nas casas. Diante disso, muitos deles têm reduzido o consumo de água para evitar desperdício, além de reaproveitar a água das máquinas de lavar e criar sistemas com caixas d’água para armazenamento se chegar água da rua.
Mas como muitas vezes a água não tem chegado, alguns moradores do condomínio estão pagando para caminhões pipa abastecerem os reservatórios.
Em meio a tudo isso, uma decisão da justiça obriga o município de Itu a fornecer água a todos os bairros da cidade com tolerância máxima de 48 horas entre os intervalos de fornecimento. A determinação prevê multa de 200 reais para cada ponto comercial ou residencial que ficar sem água por mais de dois dias.
O Ministério Público instaurou um inquérito em 2014 para apurar problemas com racionamento de água em Itu. A prefeitura entrou com recurso, mas não foi aceito e a decisão se tornou definitiva.
A produção a TV Sorocaba/SBT entrou em contato com a prefeitura de Itu, que nos informou que estas questões são resolvidas pela CIS (Companhia Ituana de Saneamento), que informou que as regiões conhecidas como pontas de rede podem registrar dificuldade no abastecimento.
A CIS reitera que trabalha para que nenhum imóvel fique mais de 24 horas sem abastecimento e que a situação é diferente da de 2014. Paradas pontuais, segundo a companhia, são programadas em bairros da cidade. Já o ministério público comunicou, em nota, que os consumidores eventualmente lesados podem buscar as medidas judiciais por meio de advogado particular ou pela assistência judiciária de graça realizada pela OAB local.
https://youtu.be/AuHjID6u0-I
0 comentários