palestra incêndio

Moradores de Jundiaí participam de palestras sobre combate a incêndios

Moradores do bairro Santa Clara, em Jundiaí, participaram de palestra e oficinas sobre combate de incêndio na serra do Japi, onde as queimadas são cada vez mais frequentes, principalmente em tempos de estiagem.

Os moradores participaram de uma palestra realizada no Centro de Referência em Educação Ambiental e aprenderam como agir em casos de incêndios, que acontecem muito nessa região de mata que abriga cerca de 4 mil pessoas. Conscientizar e informar quem mora no bairro é fundamental para um trabalho em conjunto entre a prefeitura e população.

A Serra do Japi se expande por várias cidades. Jundiaí possui 47% do território, em seguida, vem Cabreúva, com 41%, Pirapora com 10% e Cajamar, com menos de 1%.

De acordo com um levantamento feito pela Defesa Civil de Jundiaí em 2021, foram registrados 17 focos de incêndios na área da serra e as regiões mais afetadas foram o Morro da Baleia, Miam e Caguaçu, onde os incêndios são frequentes.

Além da conscientização da população que é extremamente importante, as equipes de combate ainda utilizam a tecnologia para avaliar as previsões climáticas e, assim, conseguem se organizar com antecedência, para evitar grandes tragédias. Em casos de incêndios de grandes proporções, o recomendado é acionar ineditamente a Defesa Civil pelo número 199.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!