Policiais militares foram acionados para atender...
A população é orientada a acionar a Visam ao encontrar morcegos em situações atípicas.
Policiais militares foram acionados para atender...
Um homem foi preso pela Polícia Militar de...
A Polícia Civil de Itapetininga investiga um caso de maus tratos a 31 cães e 2 pássaros na cidade de Itapetininga. O local foi identificado após uma operação realizada pelo Setor de Proteção Animal da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar Ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses e da Subsecretaria de Defesa Animal de Itapetininga.
Engavetamento envolvendo quatro veículos no km 98 da Rodovia Raposo Tavares, sentido leste, bloqueou completamente a pista na manhã deste sábado (23).
Continua após anúncio
A Prefeitura de Jundiaí informou na manhã desta quinta-feira (21) que a Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), identificou um morcego positivo para raiva no bairro Caxambu. Este é o décimo caso registrado na cidade em 2024.
O animal, da espécie Myotis nigricans, que se alimenta de insetos, foi encontrado vivo e pendurado na área interna de um imóvel residencial em zona urbana. Não houve contato com humanos ou animais.
Após a identificação do caso, a Visam convocará uma reunião com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Caxambu e clínicas veterinárias próximas para reforçar as medidas de prevenção e controle da raiva.
A população é orientada a acionar a Visam ao encontrar morcegos em situações atípicas, como dentro de residências, quintais, voando durante o dia ou caídos no chão. Nesses casos, deve-se isolar o local e evitar o contato direto com o animal, utilizando anteparos como baldes ou toalhas. O órgão pode ser contatado pelos números (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350 para o recolhimento seguro dos morcegos.
Além disso, a vacinação antirrábica anual de cães e gatos é fundamental para evitar a transmissão do vírus. O imunizante é oferecido gratuitamente pela Visam mediante agendamento nos mesmos telefones.
Dos nove morcegos positivos para raiva registrados anteriormente em 2024, a maioria foi encontrada em locais como quintais, varandas e calçadas, áreas frequentadas por cães e gatos. Animais domésticos sem vacinação podem ser infectados e transmitir o vírus aos humanos. Em 2023, Jundiaí registrou 17 casos de morcego com raiva, reforçando a necessidade de conscientização e prevenção por parte da população.
Um homem foi preso pela Polícia Militar de Jundiaí por transportar carreta roubada com uma carga avaliada em mais de R$ 250 mil. Policiais Militares receberam uma informação de que um indivíduo estava agindo de forma suspeita próximo a uma carreta. A equipe se...
Veículos , que já eram do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, estavam parados desde 2018 por necessidade de manutenção
Os motoristas participaram de uma série de atividades e serviços gratuitos.
A vigilante Carla Monique de Medeiros, de 40 anos, é uma das gestantes beneficiadas pelo novo protocolo. Ela vive a emoção de esperar seu primeiro filho após enfrentar desafios de saúde.
Mensagens trocadas em grupos de mães revelam a gravidade da situação.
Receba notícias no seu celular
0 comentários