Morte de bebê de um ano é investigada em Boituva

TVS | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

25 de abril de 2025

Compartilhe:

Prefeitura afasta médica que fez atendimento ao menino de 1 ano e sete meses

Upa de Boituva

Notícias Recentes

Continua após anúncio

A médica responsável pelo atendimento de um menino de 1 ano e 7 meses na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Residencial Esplanada, em Boituva, foi afastada preventivamente de suas funções. A medida foi anunciada pela Prefeitura após grande repercussão nas redes sociais e entre os moradores da cidade, que ficaram comovidos com a morte da criança, ocorrida no domingo (20).

Segundo relato da mãe, publicado nas redes sociais, o menino apresentava febre e foi levado à UPA na semana passada. No entanto, de acordo com ela, o atendimento não teria sido adequado. A família voltou para casa, mas no domingo (20), a criança voltou a passar mal. Após um período de espera na unidade, foi diagnosticada com pneumonia. Pouco depois, o menino não resistiu.

O caso gerou grande comoção e preocupação na população. Em resposta, a Prefeitura de Boituva anunciou uma série de medidas para apurar o ocorrido e evitar que situações semelhantes voltem a acontecer. Entre as providências estão:
• Notificações formais ao Hospital São Luís, que teria recusado a transferência do paciente, e à diretoria da UPA, que deverá apresentar um relatório completo do atendimento prestado.
• Criação de uma comissão emergencial com profissionais da saúde para acompanhar o funcionamento da unidade.
• Afastamento preventivo da médica responsável pelo atendimento pediátrico, até a conclusão da sindicância.

Apesar das críticas e da comoção pública, a Organização Social (OS) responsável pela administração da UPA informou que não houve falha na assistência nem falta de equipamentos durante o atendimento. Segundo a entidade, uma solicitação de vaga para transferência via CROSS foi realizada.

A Prefeitura também anunciou outras ações complementares, como a contratação de uma perícia externa e uma auditoria especializada para avaliação completa dos serviços da UPA. O caso também será acompanhado por uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), a ser instaurada pela Câmara Municipal, com o apoio do Executivo.

A administração municipal reforça que está prestando apoio à família da criança e se coloca à disposição para colaborar com as investigações.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Aprenda a fazer o seu ovo de Páscoa

Aprenda a fazer o seu ovo de Páscoa

Domingo é o dia de celebrar a Páscoa. E os ovos de chocolate são um símbolo saboroso desta data comemorativa. Muita gente compra essas delícias no comércio, mas tem quem goste de fazer o próprio ovo, seja para consumir ou para vender. Mas será que é fácil produzir um...

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!