Feriados de Páscoa e Tiradentes alteram o horário de funcionamento de alguns serviços públicos
O museu está localizado em Itu, conhecida como o "Berço da República".
Feriados de Páscoa e Tiradentes alteram o horário de funcionamento de alguns serviços públicos
Com atividades para crianças e adultos, Osterfest chega à quinta edição e promete diversão durante o feriado
ONG da cidade abriga mais de 200 cães vítimas de abandono e reforça importância da denúncia
Vacinas podem ser tomadas a partir de 8h nas 33 Unidades Básicas de Saúde do município
Continua após anúncio
Já imaginou voltar ao século 19 e viver o início do movimento republicano que culminou na proclamação da República no Brasil? Um passeio pelo Museu Republicano Convenção de Itu oferece essa oportunidade: voltar no tempo e entender o que alimentou o sonho de muitos políticos, cafeicultores e intelectuais da época.
O museu está localizado em Itu, conhecida como o “Berço da República”. Foi na cidade que, em 18 de abril de 1873, 133 representantes paulistas se reuniram para discutir e fortalecer os ideais republicanos. Este encontro histórico, realizado no elegante sobrado de Carlos de Almeida Prado e Olimpia de Almeida Prado, marcou o início de um movimento que só culminaria, 16 anos depois, na Proclamação da República.
Em cada detalhe arquitetônico, nos retratos, objetos e na preservação cuidadosa do local, os visitantes encontram os ecos dessa época. Em uma das paredes do salão principal, destacam-se os retratos dos oito homens que lideraram a convenção. Para os mais atentos, é possível ver a imagem de Carlos e Olimpia, que, com sua residência, acolheram esse marco da história nacional. A mesa utilizada na reunião, intacta até hoje, traz uma presença quase palpável desse momento crucial, como se os 151 anos que se passaram fossem apenas um instante.
A pesquisadora Anicleide Zequini explica que a escolha de Itu como sede não foi casual. Na época, o município era um importante polo, com uma rede ferroviária em expansão que facilitava a conexão entre os grandes centros. Esse encontro em Itu foi muito mais que uma reunião: foi a definição dos primeiros passos do movimento que mudaria o regime brasileiro. Inaugurado em 1923, o Museu Republicano Convenção de Itu preserva a memória viva desse momento histórico, mantendo acesa a chama do movimento republicano para os moradores da cidade e para todos que buscam se conectar com o passado. O museu não é apenas uma construção histórica: é um portal para compreender um sonho coletivo que transformou o país.
Galo de Itu enfrenta o Brusque neste sábado
Imagens de câmera de segurança registraram o momento.
Cada escultura exposta é uma manifestação artística com o objetivo de promover a fé e a devoção.
O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico legal (IML) de Sorocaba
Programa estadual foca na educação de jovens, que são maioria entre as vítimas de acidentes
Receba notícias no seu celular
0 comentários