Segundo os moradores, o problema começou no início de janeiro e eles reclamam da falta de atenção dos órgãos públicos
O museu está localizado em Itu, conhecida como o "Berço da República".
Segundo os moradores, o problema começou no início de janeiro e eles reclamam da falta de atenção dos órgãos públicos
Evento reúne empreendedores e terá 50 palestras em fevereiro.
A Defesa Civil orienta a população a evitar áreas de alagamento e não atravessar vias inundadas, especialmente de carro.
As ações ocorreram em diversos municípios da região, com destaque para Sorocaba.
Continua após anúncio
Já imaginou voltar ao século 19 e viver o início do movimento republicano que culminou na proclamação da República no Brasil? Um passeio pelo Museu Republicano Convenção de Itu oferece essa oportunidade: voltar no tempo e entender o que alimentou o sonho de muitos políticos, cafeicultores e intelectuais da época.
O museu está localizado em Itu, conhecida como o “Berço da República”. Foi na cidade que, em 18 de abril de 1873, 133 representantes paulistas se reuniram para discutir e fortalecer os ideais republicanos. Este encontro histórico, realizado no elegante sobrado de Carlos de Almeida Prado e Olimpia de Almeida Prado, marcou o início de um movimento que só culminaria, 16 anos depois, na Proclamação da República.
Em cada detalhe arquitetônico, nos retratos, objetos e na preservação cuidadosa do local, os visitantes encontram os ecos dessa época. Em uma das paredes do salão principal, destacam-se os retratos dos oito homens que lideraram a convenção. Para os mais atentos, é possível ver a imagem de Carlos e Olimpia, que, com sua residência, acolheram esse marco da história nacional. A mesa utilizada na reunião, intacta até hoje, traz uma presença quase palpável desse momento crucial, como se os 151 anos que se passaram fossem apenas um instante.
A pesquisadora Anicleide Zequini explica que a escolha de Itu como sede não foi casual. Na época, o município era um importante polo, com uma rede ferroviária em expansão que facilitava a conexão entre os grandes centros. Esse encontro em Itu foi muito mais que uma reunião: foi a definição dos primeiros passos do movimento que mudaria o regime brasileiro. Inaugurado em 1923, o Museu Republicano Convenção de Itu preserva a memória viva desse momento histórico, mantendo acesa a chama do movimento republicano para os moradores da cidade e para todos que buscam se conectar com o passado. O museu não é apenas uma construção histórica: é um portal para compreender um sonho coletivo que transformou o país.
As ações ocorreram em diversos municípios da região, com destaque para Sorocaba.
Na abertura do evento, no último sábado (25), o que não faltou foi música de qualidade, daquelas bem tradicionais e típicas italianas.
A vistoria realizada pelos policiais revelou que as bebidas apresentavam indícios claros de falsificação.
Essa é uma forma de promover a cultura em uma cidade do interior do estado e permitir que mais pessoas conheçam a riqueza do cinema.
A entrada é gratuita, com sugestão voluntária de doação de alimento não perecível para destinação ao Fundo Social de Solidariedade
Receba notícias no seu celular
0 comentários