Veículos , que já eram do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, estavam parados desde 2018 por necessidade de manutenção
O Museu Republicano de Itu completou 100 anos de abertura em 2023 e traz novidades para o público. Uma delas é a exposição...
Veículos , que já eram do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, estavam parados desde 2018 por necessidade de manutenção
A instalação conta com mais de 600 mil lâmpadas e 5 mil metros de luzes LED, além de um gigantesco painel de LED de 10 metros de largura, gerando toda a energia a partir de uma usina solar instalada no local.
Para quem busca adrenalina, as opções incluem um toboágua de 14 metros e uma rampa aquática.
Segundo o diretor Fabiano Wicher, a ideia foi unir tradição e modernidade para manter o programa atrativo para diferentes gerações.
Continua após anúncio
O Museu Republicano de Itu completou 100 anos de abertura em 2023 e traz novidades para o público. Uma delas é a exposição “Circulações da convenção de Itu” com imagens e objetos relacionados ao evento histórico pela cidade. A exposição ajuda a destacar a criação da identidade da cidade a partir da convenção republicana e como o fato foi lembrado ao longo dos anos.
O museu também recebe uma exposição sobre banquetes do início da república brasileira. As peças foram doadas por famílias que viveram nos séculos 19 e 20. Esse tipo de encontro servia para criar alianças políticas, fechar negócios e homenagear figuras importantes. A sala conta com pinturas de esposas de fazendeiros e autoridades da época.
Uma das novidades também é que a exposição “Viagens fluviais: homens e canoas na Rota das Monções” recebeu telas importantes do acervo do museu. Entre elas “Caboclas do Sertão de Tietê” e “Mulheres do povo em Porto Feliz”, obras que reforçam a importância da região de Itu nos séculos 18 e 19 nas expedições pelos rios entre Porto Feliz e Cuiabá, Mato Grosso, em busca de riquezas relacionadas à mineração, com destaque para o papel das mulheres neste cenário.
Além de tudo isso, uma mostra reúne bordados desenvolvidos a partir de aquarelas de Miguelzinho Dutra, artista ituano. As peças são releituras feitas por um grupo de artesãs e ilustram Itu e região.
No museu, há ainda a sala em que, no dia 18 de abril de 1873, políticos e donos de fazendas de café fizeram uma reunião que entrou para história. A chamada Convenção Republicana de Itu foi um marco que deu origem ao Partido Republicano Paulista e à campanha para o Brasil se tornar República o que ocorreu 15 anos depois no dia 15 de novembro de 1889. Hoje a sala histórica pode ser visitada por qualquer pessoa.
Com duas salas, o espaço apresenta obras em tela, incluindo algumas que serão enviadas para um museu nos Estados Unidos. Além disso, há quadros que retratam diversas profissões do dia a dia
Polícia suspeita que jovem tenha sido assassinada e o corpo carbonizado
As investigações apontam para o envolvimento do namorado da vítima, que está desaparecido. A polícia encontrou manchas de sangue na residência da vítima, localizada no bairro Cidade Nova. Um celular e um facão com vestígios de sangue foram apreendidos no local.
O evento apresentado no Parque das Águas contará com atrações culturais e musicais durante o feriado
Dois homens foram presos em flagrante em Itu durante uma abordagem no Parque Chico Mendes. Um dos suspeitos resistiu à abordagem e foi baleado pela Guarda Municipal ao tentar tomar a arma de um agente.
Receba notícias no seu celular
0 comentários