museu sorocabana

Museus de Sorocaba voltam a funcionar

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e a Casa de Aluísio de Almeida reabriram para visitas gratuitas agendadas. Os espaços também receberão agendamento de pesquisadores interessados em consultar o acervo municipal.

Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS)

A visita ao MEFS poderá ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, mediante agendamento pelo link. O espaço receberá, no máximo, a visita de três pessoas ao mesmo tempo, com permanência de até uma hora.

Os visitantes só poderão carregar consigo objetos pessoais, como telefone celular, câmera fotográfica (sem o uso do flash), carteira e bolsa de pequeno porte e não será permitido tocar em nenhum objeto ou vitrine em exposição.

Já, o visitante que desejar fazer algum tipo de pesquisa ou consulta ao acervo do museu, deve agendar a ida pelo link. O atendimento será de uma pessoa por dia, por, no máximo, duas horas, sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, sem a presença de acompanhante. Será obrigatório o uso de luvas para o manuseio do acervo.

O MEFS abriga um acervo constituído por pinturas, fotografias, mapas e objetos, que relembram a história da Estrada de Ferro Sorocabana, tais como máquinas de escrever, de calcular, aparelhos telefônicos, PABX, teodolitos e diversos outros elementos históricos

O museu está localizado no Jardim Maylasky, na Rua Álvaro Soares, 533, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone: (15) 3231.1026 ou pelo e-mail: mefs@sorocaba.sp.gov.br.

Casa de Aluísio de Almeida

Na Casa de Aluísio de Almeida, o agendamento para visitas e pesquisas acadêmicas deve ser feito pelo e-mail: casadealuisiodealmeidaihggs@gmail.com. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.

A unidade pertenceu ao Monsenhor Luiz Castanho de Almeida (1904-1981), sacerdote e historiador da cidade e possui biblioteca, objetos, jornais e documentos sobre a história de Sorocaba. O local abriga também o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).

A unidade está localizada na Rua Dr. Ruy Barbosa, 84, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-1669.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!