Um novo centro de diálise e transplante renal foi inaugurado nesta sexta-feira (3) em Sorocaba. Com as novas instalações, pacientes que fazem hemodiálise e precisam ir para cidades vizinhas, agora vão poder realizar o tratamento na cidade.
O espaço vai contar com 150 cadeiras de hemodiálise. Cada cadeira atende 6 pacientes. Dessa forma, o centro tem capacidade para 900 pessoas. A previsão é que o atendimento aqui comece ainda neste mês. Esse total de paciente deve ser atendido conforme a necessidade.
O serviço do Centro de Diálise e Transplante Renal é uma parceria público privada. A clínica faz parte do Departamento Regional de Sorocaba que fornece atendimento pelo sus a 48 municípios da região.
No fim de julho deste ano, pacientes que faziam hemodiálise no Conjunto Hospitalar de Sorocaba ficaram apreensivos. Na época surgiram boatos de que o procedimento deixaria de ser realizado na cidade.
A Diretoria Regional de Saúde afirmou, naquele mesmo período, que o serviço não seria encerrado e que se tratava de um mal-entendido, que na verdade alguns pacientes estavam sendo encaminhados para cidades próximas de onde moravam. Ainda foi informado que uma ampliação de vagas aconteceria no município de Itapetininga e que a rede seria reorganizada.
https://youtu.be/R14D5mZfahk
0 comentários