Órgão recomenda atenção a áreas de risco.
Sistema pode atingir mais de 47 milhões de pessoas
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Órgão recomenda atenção a áreas de risco.
Em um deles, motociclista morreu. No outro, o motorista de um utilitário ficou ferido. Local está em obras
Evento contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima
O diagnóstico pode vir de forma inesperada, a partir da observação de comportamentos semelhantes em outras pessoas.
Continua após anúncio
O novo programa Crédito do Trabalhador, que está disponível na Carteira de Trabalho Digital desde sexta-feira (21), registrou no primeiro dia mais de 15 milhões de simulações de empréstimo, mais de 1,5 milhões de solicitações de propostas e cerca de 1,4 mil contratos firmados. O sistema é voltado para trabalhadores CLT e promete facilitar e baratear os juros de empréstimos consignados.
Podendo beneficiar mais de 47 milhões de pessoas, incluindo trabalhadores rurais, domésticos e assalariados contratados por microempreendedores individuais (MEI), neste tipo de empréstimo os juros são mais baixos do que os de mercado, pois as parcelas são descontadas já na folha de pagamento, diminuindo os riscos de inadimplência. O valor da parcela não pode ser superior a 35% do salário bruto.
A partir do dia 25 de abril, a modalidade também estará disponível nos aplicativos bancários. Como garantia de pagamento aos bancos, o empregado pode usar até 10% do saldo do FGTS ou, em caso de demissão, o valor total da multa rescisória. Para quem está pagando parcelas de algum empréstimo convencional, a partir do dia 6 de junho também será possível migrar para o modelo consignado.
A previsão é que os juros caiam de 103% para 40% ao ano. Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a estimativa é que 19 milhões de pessoas optem por este modelo nos próximos quatro anos. Porém, o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ressalta que o trabalhador deve ter cautela ao solicitar um empréstimo, para evitar o endividamento.
O programa é fruto de uma Medida Provisória (MP) e deverá ser aprovada em até quatro meses pelo Congresso Nacional para se tornar uma lei federal e continuar valendo.
Confira as oportunidades de trabalho em diferentes cidades e os sites para mais informações:
Parcela faz parte do programa Pé-de-Meia
Confeiteiras apostam em ovos menores e lembrancinhas para manter as vendas em alta
Análise de risco do novo crédito: o mentor de empresários, André Minucci, participou ao vivo do telejornal ‘Primeiro Impacto Regional’ desta quarta-feira (26) para falar sobre o assunto.
Há vagas em Sorocaba, Jundiaí, Itapetininga e Itu.
Receba notícias no seu celular
0 comentários