Interessados têm até 30 de abril para garantir uma vaga na cerimônia gratuita.
O programa “Olhe Minha Cidade” mostra os encantos de Araçoiaba da Serra, uma cidade que fica a pouco mais de 100 quilômetros de São Paulo...
capa portal omc
Interessados têm até 30 de abril para garantir uma vaga na cerimônia gratuita.
Quem deseja contribuir pode comparecer ao Fundo Social de Solidariedade de Piedade de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Atualmente, Fausto Peres está em seu terceiro mandato consecutivo e ocupa o cargo de 1º Secretário da Mesa Diretora da Câmara de Sorocaba.
A investigação continua para apurar outros possíveis envolvidos.
Continua após anúncio
O programa “Olhe Minha Cidade” mostra os encantos de Araçoiaba da Serra, uma cidade que fica a pouco mais de 100 quilômetros de São Paulo e tem muitos atrativos turísticos.
A praça onde fica o lago municipal, que é um dos cartões postais do município, passou por uma revitalização no ano passado e hoje é um dos principais locais para atividades ao ar livre.
Esse é um dos primeiros pontos interessantes que uma pessoa vê quando chega a Araçoiaba da Serra, mas se engana quem pensa que na cidade o descanso e ar puro são os únicos atrativos. No centro da cidade, está a praça Coronel Fernando Almeida, onde fica a Paróquia Nossa Senhora das Dores, que tem quase um século de história. Do lado de dentro, os vitrais são um espetáculo à parte, retratando as cenas da via sacra de Jesus, desde a condenação até o calvário. E na praça é realizado todos os anos o carnaval de Araçoiaba, um evento tradicional que lembra muito os carnavais de décadas passadas. Tem ainda a festa julina, com comidas típicas, tudo com cara de interior.
Andando um pouco mais é possível ver um castelo como os da Idade Média. É o Castelinho do Padre Peroni, que fica dentro do parque educacional, que leva justamente o nome do antigo dono desse castelo. A edificação começou a ser construída em 1960. O sacerdote, que era apaixonado por história, confeccionou uma pequena maquete em madeira, representando um castelo da época medieval italiana, e desenhou uma planta indicando as medidas, que serviram de diretrizes para o espaço onde iria morar. Um pedreiro e um servente trabalharam por 11 anos ao lado do padre, mas o projeto não chegou a ser concluído e Peroni morreu em 1972. Esse é um dos patrimônios históricos mais importantes da cidade. A prefeitura comprou toda a área ao redor, com cerca de 22 mil metros quadrados.
Além disso, ciclistas de várias cidades visitam a cidade para fazer um percurso bem legal em duas ciclorotas turísticas. O cicloturismo é a experiência por meio da interação com as paisagens e a cultura visitada. A criação da rota tem como objetivo atrair novos visitantes, valorizar e potencializar o turismo local.
São dois percursos diferentes: um, chamado Esconderijo do Sol, tem uma extensão de 38 quilômetros, e o ciclista leva cerca de três horas e meia para completar todo o caminho feito por estradas vicinais. Já o segundo, Horizonte Perdido, tem 24 quilômetros. Nos dois casos, o ciclista não precisa se preocupar porque o trecho é sinalizado e autoguiável.
Um outro atrativo que leva muita gente para Araçoiaba da Serra é o balonismo. É que a cidade recebe o Campeonato Brasileiro da Modalidade. Este ano, cerca de 50 mil pessoas marcaram presença durante os dias de programação, que teve ainda feira de artesanato, opções gastronômicas com food trucks e atrações musicais.
Araçoiaba tem ainda a Abril Fest, que resgata a tradição do rodeio e recebe os mais diversos cantores da atualidade. Na cidade existe também o Festival Gastronômico do Cogumelo, uma iniciativa da prefeitura para estimular e fortalecer o trabalho dos fungicultores locais. Pouca gente sabe, mas Araçoiaba da Serra está entre as cidades com maior produção de cogumelos do estado de São Paulo e até mesmo do Brasil.
O município é considerado um verdadeiro refúgio. Na cidade existem dezenas de lugares com piscina, área verde e ar puro. O pessoal foge da correria do dia a dia em busca de lazer e tranquilidade. E aí, em feriados prolongados e época de férias, a população local, que é de pouco mais de 30 mil pessoas, aumenta muito.
E não tem como falar de Araçoiaba sem mencionar a Floresta Nacional de Ipanema, um dos mais importantes patrimônios da cidade. Um dos pontos mais conhecidos do local, leva o nome da cidade: é o Morro de Araçoiaba, que também é conhecido como Morro de Ipanema.
E falando em fim de ano, a cidade está especialmente iluminada. Uma decoração especial de Natal trouxe mais brilho à cidade. São vários lugares para fazer registros dessa época do ano e, é claro, que a praça da matriz recebe uma programação especial com várias atrações e artistas. Uma cidade centenária, aconchegante e cheia de encantos. Araçoiaba da Serra é um lugar para conhecer e se apaixonar.
Confira outros episódios do programa Olhe Minha Cidade clicando aqui.
Os descontos beneficiam motoristas que trafegam por Itu, Sorocaba, São Roque, Alumínio e Araçoiaba da Serra.
O evento foi realizado no Parque Educacional Padre André Pieroni Sobrinho, conhecido como Castelinho.
O Araçoiaba Pet é uma oportunidade de entretenimento e aprendizado para quem convive com animais de estimação.
o prefeito de Salto de Pirapora, Matheus Marum, declarou nas redes sociais que pretende multar a Sabesp pelos problemas no fornecimento de água na cidade. Ele afirmou ainda que, nos últimos meses, a empresa já recebeu multas que somam mais de R$ 1 milhão devido a falhas técnicas no abastecimento.
O evento será em recinto fechado com cobertura na Praça Coronel Almeida
Receba notícias no seu celular
0 comentários