Zona Sul de Sorocaba. O programa “Olhe Minha Cidade” aterriza neste que é um dos principais bairros sorocabanos. São várias as atrações, é possível encontrar diversão, educação, grandes investimentos.
Na avenida Antônio Carlos Comitre, a principal do bairro, nela está o metro quadrado mais valorizado da cidade. O nome da avenida é uma homenagem a um radialista sorocabano que morreu assassinado em 1990. Na época, ele tinha 39 anos e foi atingido por nove tiros em frente a uma escola estadual do bairro Brigadeiro Tobias. A avenida recebeu o nome do radialista um ano depois do assassinato, em 1991, após um projeto de lei.
Pouca gente sabe, mas foi no Campolim que começaram a ser realizadas corridas de kart, no passado. As disputas eram justamente na Comitre, aos domingos há quase 40 anos. O local era um grande descampado, bem diferente do que é hoje.
Djalma Fogaça viu toda essa história de perto e hoje é um dos principais nomes do automobilismo brasileiro. Quando as competições começaram na avenida, ele tinha apenas 19 anos. E as corridas marcaram tanta a história do Djalma, que ele ganhou até um apelido carinhoso, o “Caipira Voador”. O nome foi escolhido por um amigo. Hoje, Fogaça é um dos principais nomes da Fórmula Truck no Brasil. O sorocabano, que compete na mesma equipe com o filho, Fábio Fogaça, já foi três vezes campeão da categoria nacional.
A grande transformação do bairro começou com a chegada de um hipermercado em 1990, que atraiu cada vez mais investimento para a região. No ano seguinte foi inaugurado o Shopping ao lado. Aos poucos, o Campolim foi ganhando status de centro financeiro, comercial e imobiliário.
O bairro é cortado pela rodovia Raposo Tavares, uma das mais importantes do Estado. Chegar ao bairro não é problema. Quem vem de ônibus pode optar por uma das três linhas de itinerário Campolim, além de duas opções interbairros, que tornam o percurso mais rápido. Para os motoristas, a Raposo Tavares é a principal via de acesso.
No bairro estão instaladas duas delegacias, uma delas é o 3º Distrito Policial, responsável pelas ocorrências da região. A outra é a delegacia de defesa da mulher, que atende todo o município.
Nos últimos três meses, foram mais de 600 boletins de ocorrências registrados na delegacia, sendo 259 em novembro, 264 em dezembro e mais de 200 em janeiro deste ano.
O parque “Carlos Alberto de Souza”, que todo mundo conhece como parque do Campolim, é cenário de variadas atividades educativas e culturais, apresentações artísticas e shows musicais. O local se destaca por uma área verde muito grande com espaço para lazer de toda a família.
A pista de caminhada é usada diariamente no início da manhã e no final da tarde por aqueles que buscam praticar esportes e lazer. E acompanhando o parque, existe uma rua com a vida noturna bem movimentada. Bares e restaurantes fazem desse trecho um dos mais badalados da cidade.
E difernte das luzes da balada o Campolim também é conhecido por reconhecer novos talentos e transformar sonhos em realidade. Como é o caso de uma agência de modelos, que foi aberta há 3 anos em um casarão na Rua Estela. Diariamente são realizados ensaios fotográficos, aulas de desfile e postura. Todos os modelos são escolhidos através de um casting, que são feitos por caça-talentos. Ver as meninas desfilando e posando para os ensaios fotográficos representam muito mais que apenas registros para a lente, mas sim, uma realização de um sonho pessoal.
Ainda no parque é realizada uma das principais missas da cidade, a de Nossa Senhora de Fátima. Centenas de fiéis se reúnem no local para celebrar o dia da santa, que é em 13 de maio. Um pedaço de Sorocaba que tem cerca de 40 anos, mas que se tornou uma das engrenagens mais importantes da cidade. E o Campolim vai desde as movimentações financeiras, passando pelas luzes da vida noturna até a simplicidade do sorriso de uma criança que brinca no parque. Essa é a essência de ser daqui.
https://youtu.be/JL24y1RDHP8https://youtu.be/NZuGYLLmUiE
0 comentários