Com duas salas, o espaço apresenta obras em tela, incluindo algumas que serão enviadas para um museu nos Estados Unidos. Além disso, há quadros que retratam diversas profissões do dia a dia
O programa “Olhe Minha Cidade” aterriza no centro de Jundiaí. Um lugar com uma história muito rica. A história se confunde com a da...
Com duas salas, o espaço apresenta obras em tela, incluindo algumas que serão enviadas para um museu nos Estados Unidos. Além disso, há quadros que retratam diversas profissões do dia a dia
Tradicional na cidade, a receita é passada de geração em geração
Polícia suspeita que jovem tenha sido assassinada e o corpo carbonizado
A programação vai das 16h até às 22 h desta quarta-feira (20)
Continua após anúncio
O programa “Olhe Minha Cidade” aterriza no centro de Jundiaí. Um lugar com uma história muito rica. A história se confunde com a da própria origem da cidade.
Foi no atual centro que os primeiros colonizadores, no início do século XVII, construíram suas moradias e ergueram uma capela em invocação à Nossa Senhora do Desterro. Acredita-se que tenha sido construída em 1651. Esse foi um marco para o início do povoado.
Quatro anos mais tarde, Jundiaí foi elevada à categoria de Vila com a denominação de Nossa Senhora do Desterro de Matto Grosso de Jundiahy. Foi em 1865, que, finalmente a vila passou a ser reconhecida como cidade.
No passado, o centro tinha apenas quatro ruas, paralelas umas às outras: a Rua Direita (hoje Barão de Jundiaí), a Rua do Meio (hoje Rua do Rosário), a Rua Nova (Senador Fonseca) e a Rua da Boa Vista (Zacarias de Góes).
A Barão de Jundiaí é a principal do centro e abriga uma grande variedade de comércios. Um cenário bem diferente de quando Jundiaí era apenas uma vila. Parte da rua foi transformada em calçadão por onde todos os dias passam milhares de pessoas.
Cada vez mais forte o comércio gera empregos e oferece muitas opções aos clientes. Hoje não é preciso mais ir para São Paulo ou campinas para encontrar um produto em Jundiaí. Tem de tudo na cidade.
Para atender os interesses dos comerciantes que movimentam o centro da cidade, em 1972, foi criada a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí, CDL. O objetivo da entidade é contribuir para o desenvolvimento das atividades empresariais, incentivando o crescimento econômico e social da região.
E para atender toda essa movimentação, dentro da CDL Jundiai existe ainda o Sicoob, o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil, uma entidade que atua em todos os estados brasileiros. O polo de atendimento da CDL é um projeto piloto que vem tendo bons resultados desde que foi implantado.
Quem faz parte do Sicoob tem acesso a conta corrente, investimentos, crédito, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança, tudo com taxas bem mais justas que as encontradas no mercado financeiro convencional.
Além destes outros inúmeros serviços são oferecidos aos associados. Desde palestras e cursos para capacitar o empresário do comércio, até incentivo a utilização de plataformas digitais para fidelizar o cliente e melhorar as vendas.
Ainda na CDL existe um espaço para o IIDETEC – Instituto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico que oferece atendimentos gratuitos na área de saúde, como nas áreas de nutrição e de fisioterapia com técnicas osteopáticas e auriculoterapia.
A associação sem fins lucrativos iniciou as atividades em agosto de 2020 e neste período atendeu cerca de 500 pessoas.
Um dos parceiros da CDL é o Núcleo Gastronômico de Jundiaí, que funciona como uma rede de apoio aos comerciantes da cidade.
A CDL realiza também vários eventos e atividades para aumentar a movimentação no centro da cidade.
Um bom exemplo disso é o período de Natal, quando são promovidas paradas com personagens da Disney, horário estendido de funcionamento das lojas e várias promoções.
Datas como dia das mães e dos pai também são importantes para fazer com que o comerciante tenha a chance de vender mais.
O jantar do comércio, realizado todo ano no mês de julho, é feito em um ambiente requintado. Os empresários e estabelecimentos comerciais mais lembrados recebem o prêmio destaque do ano.
Os passeios no trenzinho expresso da alegria, com apresentações de palhaços e outras atrações fazem muito sucesso na cidade. Todas as ações são feitas em conjunto entre a CDL, o Sincomercio e alguns parceiros.
O Sincomercio, o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e região, abrange as cidades de Jundiaí, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva, Louveira e Várzea Paulista e promove atividades que são essenciais ao bom desempenho do comércio que envolve desde a abertura de empresas, assistência jurídica gratuita, além da elaboração e distribuição da revista do comércio.
Através de suas ações, o objetivo do Sincomercio e de seus parceiros é aquecer a economia da única forma que essa necessidade pode se concretizar, estimulando o empreendedorismo. A entidade começou no início em 1983, quando a diretoria do clube dos lojistas de Jundiaí atendeu a uma solicitação do comércio da região, de fundar uma associação.
Em 2010, Edison Maltoni foi eleito presidente do Sincomercio, estando à frente da entidade até hoje. A entidade alcançou grandes conquistas e atualmente representa cerca de 14 mil empresários na região.
Negócios, lazer, infraestrutura e muita história. Jundiaí é uma cidade especial que mantém ares do interior, mas com o crescimento constante, desenvolvimento de uma grande metrópole e ainda assim um povo acolhedor.
Ainda no centro fica um dos principais patrimônios históricos, culturais e arquitetônicos de Jundiaí, o teatro Polytheama, fundado em 1911. Seu nome mistura os termos gregos Poly, que quer dizer muitos, e Theama, que quer dizer espetáculo, lugar de muitos espetáculos, o teatro chama a atenção não somente pelo seu tamanho, com seus 1.124 lugares, mas também por sua história.
Na década de 1920, chegou a ser considerado o maior teatro do Estado de São Paulo. Com a chegada da década de 1980, o Polytheama passou a integrar o patrimônio público do município. Em plena forma, o Polytheama mantém uma programação intensa, que contempla as mais diversificadas linguagens artísticas.
Além da agenda de espetáculos, o teatro é também a casa da orquestra sinfônica municipal de Jundiaí.
Chegamos até a igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, inaugurada em 1938, é a sucessora da igreja anterior que existiu entre 1.790 e 1.922 no largo do pelourinho. Ela foi criada pela Irmandade do Rosário voltada para moradores indígenas e africanos escravizados nos séculos 18 e 19.
A região central está muito bem servida de instituições que oferecem bom serviço e promovem o bem-estar da população.
A unidade do Sesc, com uma área de aproximadamente 24 mil metros quadrados, chama a atenção pelo arrojado desenho arquitetônico e segue conceitos atuais de sustentabilidade, respeitando as características do terreno e a integração com a natureza em volta.
O prédio foi inaugurado em 2015. São 8 anos de atividades junto aos trabalhadores do setor de comércio, serviços e turismo e sociedade em geral. Cinco pavimentos com salas de ginástica, quadra poliesportiva, campo de futebol society, teatro para mais de 200 pessoas, espaço de exposições, um ginásio com 750 lugares, conjunto aquático, biblioteca com 5 mil títulos, estacionamento com 124 vagas para carros, 30 vagas para motos, 54 para bicicletas e vagas especiais.
Um dos pilares do Sesc é o incentivo à prática esportiva. São atividades voltadas para a família e programas para todas as idades. O Sesc Jundiaí possui ainda espaço de brincar, biblioteca, área de convivência e diversos locais para exposições, teatros e shows.
Por tudo isso, o local se transforma num verdadeiro polo de interação social, o Sesc é o lugar onde a música encontra o futebol, o vôlei e o basquete, a biblioteca encontra o teatro a arte, as pessoas se encontram.
Destacamos também o Senac que trabalha para transformar vidas e gerar oportunidades. Em Jundiaí existe um espaço seguro de aprendizagem com aulas dinâmicas e de mão-na-massa.
São cursos livres de curta duração, cursos técnicos e ensino médio técnico. No ensino superior, o Senac tem cursos de graduação e pós-graduação.
O espaço conta equipe especializada em desenvolver soluções educacionais customizadas para organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Na unidade Jundiaí um cursos mais procurados é na área de logística.
Além disso, existe aqui um programa de aprendizagem, volta do para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos. Negócios, lazer, infraestrutura e muita história. Jundiaí é uma cidade especial que mantém ares do interior, mas com o crescimento constante, desenvolvimento de uma grande metrópole e ainda assim um povo acolhedor.
https://youtu.be/mFnf5G15JfEhttps://youtu.be/MoQMLrTmcmMAs prisões ocorreram após a perícia comprovar a presença de conteúdo ilegal nos dispositivos.
Desde janeiro, a Visam, vinculada à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realizou cerca de 123 mil ações.
O Conselho Tutelar foi acionado.
Um acidente envolvendo quatro veículos na Rodovia dos Bandeirantes, em Jundiaí, causa congestionamento de 4 km. Três automóveis e um caminhão estão envolvidos, com sete vítimas leves.
O feriado prolongado da Proclamação da República vai alterar os horários de funcionamento de agências bancárias, serviços de saúde, instituições e comércio.
Receba notícias no seu celular
0 comentários