O programa “Olhe Minha Cidade”, que mostra bairros de um jeito todo diferente, apresenta o centro de Sorocaba. O bandeirante Baltazar Fernandes, foi o responsável pela fundação do município. Sua estátua está no Largo de São Bento, onde tudo começou.
Era por volta de 1654 que o católico Baltazar chegou por essas terras herdadas de sua mãe. Ele fundou o povoado, ao qual deu o nome de Sorocaba que na linguagem tupi-guarani significa “Terra rasgada”.
O capitão Baltazar Fernandes queria erguer uma igreja pois era devoto de Nossa Senhora da Ponte. Foi aí que seus escravos atenderam seu pedido construindo uma capela em nome da santa, que se tornaria padroeira da cidade.
Doada por Baltazar aos monges, passou a igreja de Sant’Ana de quem os beneditinos eram devotos. Foi construída em taipa de pilão. É considerado o maior patrimônio histórico, arquitetônico, artístico e religioso de Sorocaba, um dos principais cartões postais da cidade, com muita história para contar.
A construção de estilo barroco é o marco zero da cidade. Depois de sete anos de um minucioso processo de restauração, a igreja voltou a abrir as portas aos fiéis.
A igreja de Sant’Ana está no Largo do São Bento. Todo o conjunto abriga um casarão, o monumento de Baltazar Fernandes e um busto do Visconde de Porto Seguro. O mosteiro que foi criado em 21 de abril de 1660, é a única congregação beneditina no Brasil que mantém a originalidade, seu prédio é tombado pelo CONDEPHAAT – Conselho de defesa do patrimônio histórico.
Naquela época os monges ensinavam canto e latim. Ofereciam à população assistência religiosa, realizavam batizados e casamentos. Além de darem aos falecidos o sufrágio de suas almas.
O mosteiro passou por muitas reformas ao longo do tempo. Hoje os monges estão empenhados em um projeto de novo restauro, que faz parte da revitalização do centro histórico da cidade.
Mas Sorocaba precisava de uma igreja consagrada à sua padroeira, foi assim que, bem perto do mosteiro, foi erguida a atual catedral de Sorocaba que fica na praça Coronel Fernando Prestes.
O prédio religioso foi construído em 1771. Tem notável arquitetura e belíssimos detalhes artísticos. Sua torre possui um gigantesco sino, fundido em Sorocaba em 1940, pelos irmãos Samassa, que utilizaram 50 quilos de ouro visando a qualidade sonora. O relógio também compõe o topo da torre finalizada em 1947.
Por dentro a igreja possui rico valor histórico e cultural, com altar em mármore, quadros em bronze, anjos e imagens santas.
O museu diocesano de artes sacras, inaugurado em 1975 está fechado para visitação, possui grande acervo religioso com pertences pessoais de padres e arcebispos e documentos da igreja.
Na igreja estão enterrados os restos mortais de bispos importantes que passaram pela cidade, como Dom José de Aguirre.
A Catedral Metropolitana de Sorocaba foi o ponto de partida para o desenvolvimento econômico da cidade. Relações comerciais foram surgindo ao redor da igreja. A praça Coronel Fernando Prestes se tornou ponto de encontro da população para festas e eventos, tradição que se mantém até os dias de hoje.
O polo econômico e comercial foi projetado ainda mais com a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana, em 1875. A estação ferroviária marca este novo ciclo de desenvolvimento do município. Foi pelos trilhos da velha sorocabana que chegou o progresso e logo o pequeno vilarejo cresceu. Passando a categoria de cidade.
Indústrias têxteis de origem inglesa instalaram-se na cidade e a tornaram conhecida como a Manchester Paulista. A região central cumpria o papel importante de mover a economia. O Mercado Municipal colaborou e muito para isso. Inaugurado em 1938 por muito tempo foi considerado o principal centro de compras da região.
O prédio tem traços arquitetônicos com estilo modernos para a época de sua construção. O mercado oferece atualmente todo e qualquer tipo de produto, desde alimentos até eletrônicos. Pode ser encontrado de tudo um pouco nas antigas bancas de comércios: peixes, aves, carnes, todos os tipos de grãos, cereais, plantas medicinais, especiarias, temperos em geral.
Há também boxes que oferecem produtos no setor de tabacaria, acessórios, presentes, bolsas, malas, botas, sapatos e até flores.
O comércio local. O potencial histórico da praça Frei Baraúna e os eventos no centro de Sorocaba é o que iremos mostrar no próximo bloco do programa Olhe Minha Cidade.
A região conta com dois shoppings oferecendo divertimento e diversas opções de compras. O Shopping Sorocaba é o primeiro a ser inaugurado na cidade e o terceiro do Brasil.
Dois terminais de ônibus urbanos estão localizados no centro de Sorocaba. O terminal São Paulo e o terminal Santo Antônio. Pelos dois passam mais de 180 mil passageiros por dia, em embarques e desembarques.
No cruzamento da Braguinha com a Barão do Rio Branco, o coração do centro da cidade, mas aqui no entorno existem dezenas de outras lojas, de vários segmentos, que oferecem de tudo um pouco. Ao longo dos anos, todo o espaço foi crescendo e se transformou em um verdadeiro shopping a céu aberto.
Tem a rua da penha, Álvaro Soares, monsenhor João Soares, São Bento, Padre Luiz. É a vida pulsando em todos os cantos. É a economia sorocabana crescendo e gerando inúmeras oportunidades.
A Associação Comercial de Sorocaba é uma das entidades mais representativas da cidade. Ela acaba de completar 100 anos. A entidade sem fins lucrativos serve para dar apoio aos empresários de todos os setores da economia, indo desde agropecuaristas, comerciantes, industriais, até profissionais liberais.
Olhar bem na frente sem esquecer fatos importantes do passado. O visionário e muito dinâmico empresário Salomão Pavlovsky tinha instalado alto-falantes no centro e comercializava espaços publicitários para os lojistas da região. A partir daí sua carreira como comunicador deslanchou e ele fundou o sistema vanguarda de comunicação rádio e televisão. A Vanguarda AM teve seu primeiro estúdio em um prédio em 1957. Muita gente parou para observar o transporte do transmissor da rádio, içado com cordas na mudança da emissora de um prédio para outro, tudo no principal ponto do centro.
Olhando o passado… Dá pra perceber que o bairro evoluiu e muito e toda a região é sem dúvidas, uma das mais importantes e admiráveis da cidade.
https://youtu.be/EX8VK8mdtBM
Cheguei em Sorocaba em 1976 e desde então casei e crie familia Sorocabana e hoje com netos daqui , Amo está Maravilhosa Cidade que ao meu entender e a mais bonita, limpa ,bem arborizada e hoje com um Prefeito que arregaça a manga(Rodrigo Manga) ; trabalhei como motorista de caminhão (33amos) e hoje sou Uber(5 anos ) e não troco essa Cidade por nenhuma ,,