O programa Olhe Minha Cidade foi a um bairro enorme da Zona Oeste de Sorocaba, que durante muitos anos, foi o maior conjunto habitacional da América Latina, com mais de 3,5 mil moradias: Júlio de Mesquita Filho.
Com 1,3 milhões de metros quadrados o empreendimento foi considerado arrojado na época de sua construção. De uma única vez resolveu a questão habitacional de milhares de famílias. Inicialmente era para abrigar 14 mil pessoas, atualmente tem mais de 30 mil moradores que vivem a 11 quilômetros de distância do centro de Sorocaba.
Em 21 de novembro de 2022 o Júlio de Mesquita completou 30 anos. Quanta coisa aconteceu nessas três décadas. O grande residencial é tema de uma exposição de fotos. A mostra retrata a rotina dos primeiros moradores… Com seus sonhos e desafios da época.
Júlio César Ferreira de Mesquita Filho, morreu aos 77 anos em 1969. Intelectual e educador foi um dos fundadores da Universidade de São Paulo. Empresta o nome ao bairro sorocabano que não para de crescer…
A principal avenida do bairro, a Américo Figueiredo, é uma importante ligação viária. Corta o comércio local, cada vez mais movimentado, cheio de lojas e oportunidades.
As melhorias feitas na atual administração tornam ainda mais bonito e acolhedor o Júlio de Mesquita. A revitalização da “praça da Bíblia”, na avenida Domingos Martins Vieira, esquina com a Américo Figueiredo é um exemplo disso. O serviço de paisagismo, instalações elétricas e pintura de gradis tornaram a praça muito mais agradável.
A preocupação com o bem-estar não foi esquecida. O ecoponto do bairro que fica na avenida Domingos Martins Vieira, ao lado da E.M. “Prof. Luiz Almeida Marins”, era uma área que estava abandonada há muitos anos e era alvo de descarte irregular de entulhos.
Além de um serviço de graça para a população o novo ecoponto possibilita o descarte adequado de materiais para reciclagem e diversos outros tipos de resíduos, evitando o descarte irregular e promovendo a proteção ao meio ambiente.
Nestas três décadas muita coisa mudou no Júlio de Mesquita. O posto de saúde foi inaugurado junto com o bairro em 1992. Atualmente a UBS virou também PA. A transformação da Unidade Básica de Saúde em Pronto Atendimento ampliou ainda mais assistência aos pacientes afinal conta com uma equipe clínica completa, com funcionamento 24 horas aos fins de semana e feriados.
Histórias de luta, de puro amor por este pedaço de Sorocaba. Esse é o Júlio de Mesquita Filho… Quem vive aqui pode sonhar… Voar no imaginário de um lugar para chamar de seu.
https://youtu.be/33DMIEOXnmA
0 comentários