Olhe Minha Cidade – Largo do Divino

Olhe Minha Cidade | 0 Comentários

TV Sorocaba

23 de fevereiro de 2023

Compartilhe:

O Largo do Divino de Sorocaba leva esse nome graças à Capela do Divino Espírito Santo, que foi inaugurada em 1883.

largo do divino

largo do divino

Notícias Recentes

Dom Júlio se despede da Arquidiocese de Sorocaba

Dom Júlio se despede da Arquidiocese de Sorocaba

Ainda não há definição sobre quem assumirá o comando da Arquidiocese de Sorocaba após sua saída. Segundo Dom Júlio, a arquidiocese entrará em um período de vacância até que um novo arcebispo seja nomeado.

Continua após anúncio

O Largo do Divino leva esse nome graças à Capela do Divino Espírito Santo, que foi inaugurada em 1883. A construção teve início após um pedido de alguns comerciantes, ao bispo de São Paulo, Dom Lino Deodato.

O dinheiro para a construção foi arrecadado por católicos do bairro e a imagem, que fica ao centro da igreja, trazida por um dos responsáveis pela obra, diretamente de Portugal.

A construção é um exemplar da arquitetura colonial barroca, com fachada em alvenaria de tijolos revestidos com argamassa mista de barro, argila e caulim.

Em 1994, a capela foi atingida por um incêndio e teve as imagens sacras destruídas, após o ocorrido a igreja foi restaurada e tombada como patrimônio histórico.

No ano passado a praça foi revitalizada. Por aqui são mais de 5 mil metros quadrados que passaram por uma reforma que incluiu a manutenção do calçamento e da academia ao ar livre, playground, a implantação de bancos e iluminação com lâmpadas de led.

No local é possível conferir o desenho original: uma rosa dos ventos que teve o piso preservado… Incluindo os setes acessos. Cada um deles representa um dos dons do Espírito Santo: fortaleza, sabedoria, ciência, conselho, entendimento, piedade e temor de Deus.

Com o crescimento do bairro e o aumento dos fiéis que frequentam a capela do divino, foi preciso construir um novo espaço que pudesse receber mais pessoas. Por isso, foi inaugurada uma nova igreja, a alguns metros da antiga. Hoje, a modernidade e a tradição dividem espaço no largo.

Celebrar faz parte da tradição. É por isso que 50 dias após a Páscoa, há mais de 100 anos, se comemora a Festa do Divino. Uma festa religiosa feita pelos devotos do Espírito Santo, que reúne os fiéis em uma novena. Depois, eles caminham pelas ruas do bairro comemorando a fé.

Foi pela passagem das tropas e peregrinos que chegavam e partiam de Sorocaba que os comércios começaram a se instalar ao redor do largo. E não é por acaso que por aqui, quase todos eles usam o nome de divino.

Bem em frente ao largo fica a CEI-109, Escola Benedicto Pagliato. O prédio estava fechado há mais de dez anos e no ano passado foi revitalizado para atender os alunos. Hoje, 150 crianças de zero a quatro anos frequentam o espaço em período integral. Por aqui tem salas de aula, berçário, espaço para a alimentação, parquinho.

A tecnologia também está presente. São três salas com lousas digitais que auxiliam no processo de aprendizado das crianças e transformam a rotina dos educadores.

Educação e sabedoria. No bairro do divino encontramos um local de muitas histórias e tranquilidade. Assim que podemos definir a Vila dos Velhinhos, na Vila Espírito Santo. O local, cercado por árvores, existe desde 1934.

Na época, o local era conhecido por ser a vila dos pobres, onde acolhia as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Após a lei do estatuto do idoso, o local passou a ser destinado para atender pessoas de 60 a 80 anos de idade.  A unidade, é filantrópica, ou seja, todo o dinheiro é voltado para o conforto dos idosos.  E aqui, eles são livres para ir e voltar quando quiserem.  No lar dos velhinhos, tem espaço para dormir, tomar café, almoçar, jantar…e até pintar.

Dar atenção às pessoas. Acolher no sentido mais profundo da hospitalidade. E este sentimento ultrapassa as fronteiras do bairro. Colado no Jardim Espírito Santo está o Jardim Vera Cruz.

Nem todo mundo sabe, mas no Jardim Vera Cruz fica o Mosteiro da Imaculada Conceição e Santa Clara. Nele vivem religiosas que optaram por viver em clausura. Elas passam o dia inteiro dentro do mosteiro, que escolheram a vida religiosa contemplativa.

Em resumo… Este é um lugar onde o passado se mistura com o presente. Onde as tradições se mantêm vivas.

https://youtu.be/d6A7Co3LWZghttps://youtu.be/7As7m03cZsA

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Olhe Minha Cidade: Itu

Olhe Minha Cidade: Itu

A cidade de Itu, conhecida como a “Cidade dos Exageros”, é um verdadeiro oásis no interior de São Paulo.

Olhe Minha Cidade: Ibiúna

Olhe Minha Cidade: Ibiúna

Ibiúna, é um município com cerca de 80 mil habitantes, muitos encantos e histórias para conhecer. Essa é uma das cidades com acesso…

Olhe Minha Cidade – Araçoiaba da Serra

Olhe Minha Cidade – Araçoiaba da Serra

O programa “Olhe Minha Cidade” mostra os encantos de Araçoiaba da Serra, uma cidade que fica a pouco mais de 100 quilômetros de São Paulo…

Olhe Minha Cidade – Fun Pet Jundiaí

Olhe Minha Cidade – Fun Pet Jundiaí

Segundo dados de uma pesquisa do Instituto Pet Brasil, a população de animais domésticos no país é a terceira maior do planeta…

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!