Olhe Minha Cidade – Mangal, Santa Terezinha e Cerrado

Olhe Minha Cidade, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

13 de janeiro de 2023

Compartilhe:

O programa olhe minha cidade foi a três bairros sorocabanos: Mangal, Cerrado e Santa Terezinha, trazendo diversas curiosidades.

mangal e santa terezinha e cerrado

mangal e santa terezinha e cerrado

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Começamos pela praça nove de julho na Vila Santa Terezinha. O largo faz referência a revolução constitucionalista de 32, movimento histórico armado, que ocorreu no estado de São Paulo e que tinha por objetivo a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o brasil. O local chegou a ser utilizado como a primeira parada de grupos de tropeiros que passavam pela cidade.
A antiga estação de bonde foi construída no começo do século 20, servindo de ponto de espera e guichê aos passageiros de bondes elétricos. Os bondes circularam em Sorocaba de 1915 a 1959, a antiga linha partia da praça nove de julho, para outras regiões de Sorocaba.
No bairro também está a sede da arquidiocese de Sorocaba que é responsável direta por 12 municípios. Tem nossa senhora da ponte como padroeira. Dom José Carlos de Aguirre foi o primeiro bispo diocesano de Sorocaba.
Na mesma avenida também está instalada igreja São Carlos de Borromeu, cuja paróquia começou a funcionar há 54 anos.
Bem ao lado da arquidiocese dois colégios estão entre os mais antigos da cidade. A escola municipal Getúlio Vargas oferece educação especial e ensino fundamental. O colégio Dr. Júlio Prestes de Albuquerque , conhecido como estadão é uma das instituições de ensino mais tradicionais de Sorocaba, oferece do ensino médio ao fundamental e ainda é um centro de línguas.
Em 07 de outubro de 1978 foi inaugurada a praça Alexandre Vannuchi leme. Aos 22 anos, vítima da ditadura. Em março de 73 o jovem foi sequestrado e torturado, vindo a falecer em decorrência das violências. Em 1978, como parte da semana sorocabana pela anistia, a câmara municipal deu seu nome a está praça.
A Avenida General Carneiro é a principal via de trânsito na região. Passa por um variado leque de estabelecimentos comerciais, desde lojas de peças automotivas, farmácias, academias, agências bancárias, concessionárias de veículos e até um grande supermercado que funciona 24 horas por dia.
A avenida é um dos corredores de trânsito mais importantes da cidade. Por isso, recebe diversas linhas do transporte público. Em breve vai contar com uma faixa do sistema BRT, que tem ônibus articulados com grande capacidade de passageiros que agiliza o descolamento dos passageiros.
Bem na metade da avenida General Carneiro está o prédio onde hoje funciona a Delegacia Seccional de Sorocaba.
Ao lado da seccional, na mesma propriedade, está a Deic, que é a Divisão Especializada de investigações criminais, que começou as atividades em 2020. Ela foi criada para concentrar as estruturas da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), além de mais três setores especializados: de combate aos crimes de corrupção, crime organizado e lavagem de dinheiro, a delegacia de homicídios e ainda o grupo de operações especiais.

Este espaço é responsável pelo atendimento de cerca de 3 milhões de pessoas, de 79 cidades da região. Ao todo, 60 policiais trabalham nas investigações de crimes.
Mas falando um pouco de história, este imóvel foi construído na metade do século passado e funcionou como plantão policial e delegacia por décadas. No local, havia uma cadeia, que foi desativa em 1999, quando os 400 presos que estavam aqui, foram transferidos para o presídio construído no bairro Aparecidinha.
Bem perto da seccional está o hospital evangélico. Com mais de 85 anos de história, tradição e credibilidade, é uma estrutura altamente preparada para a realização de procedimentos cirúrgicos de todos os graus de complexidade, sendo referência em toda a região. Entre os serviços oferecidos, estão: internação clínica e cirúrgica, ambulatório de especialidades, exames de imagem, pronto atendimento, unidade de terapia intensiva (uti) e centro cirúrgico.
por falar em saúde a UPH Zona Oeste está instalada no cerrado… A unidade de pré-atendimento hospitalar é referência na cidade. Durante a pandemia de covid-19 foram criados 23 leitos para atender aos pacientes que foram atendidos pelo município. A equipe é formada por 16 médicos, 36 enfermeiros e 14 técnicos de enfermagem. A UPH que foi inaugurada em 2008 atende até 15 mil pessoas por mês.
Na avenida General Carneiro fica a estação de tratamento de água do cerrado, o maior reservatório de Sorocaba. Assim que chega à estação, a água passa por um processo específico de tratamento, que envolve a pré-desinfecção, eliminação dos micro-organismos; correção de ph e por fim a filtragem. Somente depois de todo esse processo a água é distribuída à população.

Voltando a mostrar a religiosidade, a igreja são josé cerrado, também conhecida como paróquia são josé o carpinteiro foi fundada em março de 1954. Realiza importante trabalho junto a comunidade católica.

O Mangal um lugar com fácil acesso a região central, muitas árvores e ótima estrutura nas áreas do comércio e serviços. A praça da maçonaria lembra a importância que a ordem maçônica tem para Sorocaba. No local funciona o prédio do atual cartório eleitoral. O imóvel antigamente chegou a ser utilizado como fórum da cidade até a década de 70.
A terceira companhia da polícia militar também está junto a praça e oferece maior sensação de segurança ao local.
Duas grandes escolas ficam bem perto. O colégio salesiano são josé nasceu graças aos pedidos de Dom José Carlos de Aguirre, primeiro bispo diocesano de Sorocaba. A escola tem uma enorme estrutura e completou 60 anos em 2022.
A unidade escolar do Sesi (Serviço Social da Indústria), fica na rua duque de Caxias e recebe alunos do ensino fundamental e do ensino médio. O local também tem o teatro Sesi e o centro de lazer e esportes que promovem uma série de atividades culturais e esportivas voltadas para a comunidade.
Outro aspecto de destaque do mangal. Sua localização é privilegiada e concentra bares e restaurantes muito frequentados. Um ponto gastronômico que atrai pessoas de todas as partes da cidade.
A casa lar são josé fica no mangal. É uma das pioneiras em acolhimento de crianças e adolescentes que foram retiradas das famílias por conta de negligência ou abandono familiar. O espaço é coordenado pelo Momunes, o movimento das mulheres negras de Sorocaba e sobrevive com doações e de um apoio da prefeitura.
Na mesma rua, ao lado, tem a república jovem rumo certo, que também é coordenada pelo Momunes. Diferente da casa lar são josé, aqui vivem jovens que não tiveram a oportunidade de serem adotados quando crianças e que precisaram deixar o abrigo depois de completarem 18 anos. Na região de Sorocaba este é o único refúgio para estes jovens.
Solidariedade, história e desenvolvimento são características desses três bairros sorocabanos.

https://youtu.be/YVkGT4FSA_Mhttps://youtu.be/zRiCKiOQ1Hs

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!