Com duas salas, o espaço apresenta obras em tela, incluindo algumas que serão enviadas para um museu nos Estados Unidos. Além disso, há quadros que retratam diversas profissões do dia a dia
Sorocaba completa 369 anos e tem motivos de sobra para comemorar. Esta edição do programa “Olhe Minha Cidade” é um passeio pelas...
Com duas salas, o espaço apresenta obras em tela, incluindo algumas que serão enviadas para um museu nos Estados Unidos. Além disso, há quadros que retratam diversas profissões do dia a dia
Tradicional na cidade, a receita é passada de geração em geração
Polícia suspeita que jovem tenha sido assassinada e o corpo carbonizado
A programação vai das 16h até às 22 h desta quarta-feira (20)
Continua após anúncio
Sorocaba completa 369 anos e tem motivos de sobra para comemorar. Esta edição do programa “Olhe Minha Cidade” é um passeio pelas conquistas recentes do município.
Buscar emprego é sempre uma tarefa desafiadora, que foi viabilizada pelo programa premiado “Mutirão de Empregos”.
O município foi o grande campeão nacional do “Prêmio Cidades Sustentáveis 2023”, entre as cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes, pelo resultado expressivo em geração de empregos e renda.
O prêmio foi entregue ao prefeito Rodrigo Manga. Sorocaba concorreu com 15 grandes cidades e figurou como finalista da categoria ao lado de Campinas e Guarulhos.
Um grande polo gerador de empregos é a zona industrial.
O município é a casa de importantes grupos que produzem para dentro e fora do Brasil e se destacam por seus polos metalúrgicos. Segundo o último levantamento feito na cidade, são mais de 1100 empresas atuando em diferentes áreas e gerando empregos. O segmento é responsável por 28,4% do PIB sorocabano.
A indústria da transformação, responsável por modificar a matéria-prima para que se torne o produto final ou intermediário emprega mais de 55 mil pessoas em Sorocaba. Desse número, 35 mil trabalhadores são metalúrgicos.
Além do salário, benefícios como vale-transporte, vale-refeição e alimentação também aumentam o poder aquisitivo dos trabalhadores e das famílias que vivem com essa renda.
O Programa de Participação nos Resultados, conhecido como PPR, é outro direito dos trabalhadores da indústria. Em 2022, os acordos feitos pelo sindicato da categoria e as empresas da região somaram mais de 227 milhões de reais. Este ano, os acordos já resultaram em 245 milhões.
Esses números são considerados uma conquista da categoria em mais um trabalho do Sindicato dos Metalúrgicos e o resultado pode ser ainda maior, já que as negociações ainda não terminaram.
A categoria dos metalúrgicos representa com propriedade a força da zona industrial de Sorocaba, que gera empregos e desenvolvimento.
No primeiro semestre deste ano, a região, que abrange 48 municípios, exportou 1,6 bilhão de dólares, com aumento de 2,3% na comparação interanual.
E como a economia por aqui continua com números positivos, empresários seguem acreditando na cidade. Prova disso é a retomada de um centro de compras do município. Trata-se do segundo shopping da cidade, inaugurado em 1990. O fundador é o senhor Elias Antônio José, que também foi o responsável pelo primeiro empreendimento deste tipo em Sorocaba e o terceiro do Brasil.
O shopping está prestes a entrar em uma nova fase. Está passando por reformas para se transformar em power center: um centro comercial com megalojas no entorno.
Em breve, um mercado que trabalha com atacado e varejo também será inaugurado. A empresa já possui duas lojas na cidade, mas esta terá um novo conceito.
O cinema é um dos pontos em que o power center mais investiu nos últimos anos. Cinco salas foram recém-inauguradas com tecnologia e inovação.
Em um futuro breve, a história desta empresa vai ganhar mais um novo capítulo. Assim como a cidade de Sorocaba que cresce e se desenvolve a cada dia.
A cidade pensa o presente mas trabalha o futuro. A aposta é investir em escolas. Uma educação de qualidade prepara as futuras gerações, e neste quesito Sorocaba avançou bastante.
Este ano, 15 novas creches e outras duas escolas de ensino fundamental estão sendo construídas. Assim, até o final do ano, a cidade contará com mais 17 unidades escolares que se somarão com as 176 já existentes. O resultado do investimento será a oferta de mais de duas mil novas vagas para os alunos da rede municipal de ensino.
Novas unidades em construção também vão atender à demanda crescente por vagas, especialmente nas creches.
É o caso do novo Centro de Educação Infantil construído no Jardim Novo Horizonte, na rua Dr. Carlos Castilho Cabral. O local escolhido toma o lugar de um prédio que estava em situação de abandono e sendo depredado há muitos anos. Com a revitalização completa, o espaço agora recebe crianças que moram no bairro, colaborando para o aumento de vagas em creches no município.
O CEI 109 – Centro de Educação Infantil “Benedicto Pagliato” foi reinaugurado após passar mais de uma década abandonado. Quando a atual administração assumiu, encontrou o corpo de uma mulher no colégio. Atualmente a escola foi reinaugurada e agora tem capacidade para atender até 200 crianças da educação infantil. A unidade recebeu troca de pisos e telhas, pintura e manutenção geral, incluindo reparos na parte elétrica e hidráulica.
O CEI 137 – Ambrosina Amaral Marchetti, localizado na zona norte, atende a demanda dos bairros próximos, inclusive aqueles com mobilidade reduzida ou necessidades especiais. A unidade conta com muitas inovações como lousas digitais, notebooks, kits de uniformes e uma série de outros recursos que ajudam no desenvolvimento dos alunos.
Além da educação, o município comemora o avanço em outras áreas. O comércio no centro deve ganhar uma atenção especial com a tradicional Braguinha recebendo uma cobertura moderna e iluminação de ponta para tornar a experiência de fazer compras à noite possível.
A Associação Comercial de Sorocaba conversa com o poder público e alinha detalhes do projeto que irá beneficiar os comerciantes.
Representação no comércio e na política também. Políticos da nossa região contribuem para o bem-estar da população sorocabana, votam projetos de lei que são essenciais para o progresso local.
A deputada estadual Maria Lúcia Amary está no sexto mandato. Tem larga experiência e uma extensa lista de serviços prestados à comunidade. É a primeira mulher a ser vice-presidente do parlamento.
Enquanto presidente interina da Câmara, Maria Lúcia colocou para votação o projeto que instituiu a criação da região metropolitana de Sorocaba. Em mais de 20 anos de carreira política, a deputada acumula conquistas para a cidade. Autora da lei que proíbe a queima de fogos de artifício com barulho, Maria Lúcia tem um histórico de projetos voltados à causa animal. Recentemente, em Sorocaba, a deputada realizou a cãominhada como forma de chamar a atenção da população para a importância do cuidado responsável com os bichinhos. Na ocasião, tutores e seus pets compareceram ao parque das águas.
Sorocaba comemora 369 anos de fundação e vive um momento especial na mobilidade urbana. Obras esperadas há pelo menos 60 anos estão saindo do papel.
A avenida Três de Março, que liga o bairro de Aparecidinha ao Alto da Boa Vista, é uma das vias contempladas com melhorias.
A construção ou revitalização de novas ruas e avenidas geram novas oportunidades para o comércio local, atraindo também novos espaços comerciais e investidores.
Pelo menos 22 obras de mobilidade urbana estão sendo executadas para atender uma demanda antiga da população. Elas irão promover uma expansão do sistema viário e melhorar os deslocamentos.
Com a nova Três de Março, quem segue da região até o bairro de Aparecidinha não irá precisar seguir pela Castelinho.
Após décadas, a obra saiu do papel. Estão contemplados serviços de duplicação das pistas em seis quilômetros, rede de água, esgoto, drenagem, ciclovia, calçada, iluminação e nova pavimentação.
Além da avenida que liga Aparecidinha ao Alto da Boa Vista, outros projetos importantes vão fazer a diferença na cidade. Estão previstas a primeira etapa da marginal direita da avenida Dom Aguirre e a elevação da avenida 15 de agosto.
Uma obra que já foi entregue é a da rua Augusto Lippel, no bairro Campolim. A via tem apenas 320 metros, mas a ligação ajudará a desafogar um trecho do bairro onde existem muitos condomínios de prédios.
Regiões do município ligadas por vias essenciais, isso é mais uma conquista neste aniversário.
Chegar rápido é tudo o que se precisa quando se procura um serviço público de saúde.
Em Sorocaba, a população pode procurar o serviço a qualquer hora. Uma promessa de campanha do prefeito Rodrigo Manga foi cumprida. Foram inaugurados 5 PAs 24 horas: Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Carandá, Sorocaba 1 e São Bento.
As unidades atendem das 19 às 7 horas, de segunda a sexta-feira, como urgência e emergência. E das 7 às 19 horas como Unidade Básica de Saúde. Aos fins de semana, 24 horas como urgência e emergência.
Ainda na área da saúde mais um presente para a cidade. Já saiu do papel o projeto do Complexo Hospitalar Municipal, que será construído na área da antiga garagem da TCS, no Jardim Betânia, na Zona Norte.
A unidade vai englobar o primeiro hospital municipal da história da cidade, um centro de diagnósticos, a sede central da Secretaria de Saúde e almoxarifado. Tudo em 10 pavimentos. Um grande estacionamento também será construído.
Ainda na área de atendimento de saúde, a cidade tem vários hospitais particulares. Entre eles o evangélico.
No setor de assistência também é possível perceber a evolução do município. Uma das empresas acompanha o crescimento.
São mais de 30 anos de uma história de ligação com Sorocaba.
A empresa é considerada pioneira nesse setor e oferece também uma rede médica conveniada com quase 400 especialidades, além do empréstimo de aparelhos para recuperação física, redes de descontos e muitos outros serviços.
Hoje a empresa tem sede em 8 cidades no estado de São Paulo, mas com clientes no país inteiro. São mais de 1 milhão de pessoas incluídas nos planos. E, pensando em expandir essa abrangência, agora o investimento vai ser também no ramo pet para incluir os animais de estimação nestes planos de saúde, de benefícios e funerários.
A partir de agora, com as novidades e inovações, a empresa pretende seguir investindo em Sorocaba com um complexo com 4 mil metros de área em construção.
Viram como existem muitos motivos para comemorar neste aniversário de Sorocaba? E não podemos esquecer dos jovens talentos. Afinal eles podem nutrir a próxima geração de líderes inovadores e criativos.
E é justamente esse o objetivo de uma agência de modelos que fica no Campolim. O casarão, que foi aberto há 3 anos, vem conquistando espaço no mercado artístico nacional e internacional.
Mas antes de subir na passarela, os agenciados que frequentam a escola precisam ter um compromisso com os estudos. Um critério para participar das campanhas e desfiles é ter boas notas.
Os pais dos pequenos modelos levam isso a sério. Sucesso dos filhos e orgulho para os pais e para a cidade de Sorocaba. São verdadeiros presentes para a cidade. E assim podemos afirmar: Sorocaba é uma cidade próspera, de um povo trabalhador. Um lugar para viver bem! De lindas imagens e bela história de progresso.
A programação vai das 16h até às 22 h desta quarta-feira (20)
Professor Juarez Xavier ressalta que a Consciência Negra é um momento para reconhecer as contribuições do povo negro à sociedade brasileira e refletir sobre o legado de Zumbi.
Mensagens trocadas em grupos de mães revelam a gravidade da situação.
A repórter Nicole Bonentti conversou com a mãe da vítima, que expressou a dor da família diante da perda irreparável.
O homem foi identificado e relatou que havia saído da prisão recentemente.
Receba notícias no seu celular
0 comentários