O bairro é um dos mais antigos de Sorocaba e recebeu total influência dos espanhóis. Estamos falando da Vila Hortência que tem uma linda e marcante história.
Os espanhóis começaram a chegar em massa por essas terras a partir de 1885. A imigração aconteceu por causa da oferta de empregos nas fábricas locais e a oportunidade de negócios na região. A influência espanhola é lembrada pelos nomes das ruas, como a Madrid, Rua Catalunha, Sevilha.
Em 1930 Sorocaba ganhou 12 mil novos imigrantes que formaram um núcleo expressivo de trabalho e cultura. A cidade é considerada como uma das mais espanholas do Brasil. A colônia conta com pelo menos 25 mil cidadãos espanhóis e mais de 200 mil hispano-descendentes.
Filho de espanhóis seo Nelson Lopes de 85 anos nasceu na Vila Hortência em 1937 e mora até hoje no mesmo bairro. Seu pai era de Málaga, cidade de Pablo Picasso, e escolheu esse cantinho sorocabano para criar uma grande família.
Assim como os Lopes, outras tantas famílias de espanhóis se estabeleceram no bairro. E contribuíram para o desenvolvimento da região.
A Vila Hortência tem tanta história que até foi parar num livro. O autor e historiador Sergio Coelho de Oliveira escreveu ”Os espanhóis”, em 174 páginas ele conta com várias ilustrações e informações precisas a saga dessa aventura.
Preservar e promover o estudo e a divulgação da história da cidade. São algumas das missões do Instituto Histórico e Geográfico de Sorocaba. Fundado em 1954 o museu está localizado na rua Dr. Ruy Barbosa, 84, na casa Aluísio de Almeida que pertenceu ao monsenhor Luiz Castanho de Almeida, sacerdote e historiador da cidade. Possui biblioteca, objetos, jornais e documentos sobre a história de Sorocaba.
O Parque Municipal Histórico da Tecelagem, também foi revitalizado. É um dos prédios históricos da antiga fábrica de tecidos santa maria que funcionou em 1882. O espaço abriga uma ampla área verde, além de um ambiente histórico fabril, com um acervo composto por maquinário e arquitetura preservada.
Uma das avenidas mais tradicionais da região é a Nogueira Padilha. Ela começa na avenida São Paulo, passa por cinco bairros até a rodovia Raposo Tavares.
Ainda na Nogueira Padilha o campo considerado como a casa do Esporte Clube São Bento. O Humberto Reale foi o primeiro estádio de futebol de Sorocaba a receber uma partida oficial de futebol, hoje ele é utilizado como centro de treinamentos do clube.
O Parque “Quinzinho de Barros” também vem recebendo melhorias desde o início de 2021. O zoológico Municipal é um cartão-postal da cidade e já teve toda a fachada revitalizada.
É considerado um dos zoológicos mais completos da américa latina e classificado no IBAMA na categoria A, que é a mais elevada. O parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno. Além de tudo isso oferece lazer e divertimento a turistas e sorocabanos.
Toda a área era da tradicional família Prestes de Barros. A chácara foi transferida para a Prefeitura Municipal de Sorocaba que transformou o espaço verde em zoológico que começa na Vila Hortência e avança até o bairro Prestes de Barros.
E bem no limite entre os dois, alguns bares vem oferecendo vida noturna com boa música e gastronomia variada. Em um dos bares é possível observar isso em todos os cantos. O ambiente acolhedor e o amplo espaço reúnem grupos em volta das mesas. Alegria de poder se divertir… Lugar de inúmeras conquistas no esporte e de memória histórica. Esta é a Vila Hortência.
https://youtu.be/-2dWSATBg7w
0 comentários