Operação contra crime organizado em SP cumpre mandado em Sorocaba

Policial, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

14 de janeiro de 2025

Compartilhe:

A ação, batizada de "Scream Fake", cumpriu 12 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em oito cidades do estado.

Policiais reunidos.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Uma grande operação coordenada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo foi deflagrada nesta terça-feira (14) para desmantelar uma rede criminosa ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação, batizada de “Scream Fake”, cumpriu 12 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em oito cidades do estado, incluindo Sorocaba, além de Londrina, no Paraná.

A investigação teve início há três anos e revelou uma estrutura criminosa que operava em quatro frentes distintas: “Gravatas”, “Saúde”, “Financeira” e um novo setor, o “Setor de Reivindicações”. Este último, de acordo com a Polícia Civil, tinha como objetivo manipular a opinião pública e desestabilizar o sistema de Justiça por meio de manifestações e denúncias falsas, alimentadas pela facção.

Entre as descobertas mais alarmantes, destaca-se a criação de um “plano de saúde” exclusivo para membros de alto escalão do PCC. Advogados ligados ao “Setor dos Gravatas” recrutavam médicos e dentistas, que, sem saber da conexão com a facção, atendiam detentos em presídios como a Penitenciária II de Presidente Venceslau. Os serviços, que incluíam desde consultas básicas até procedimentos cirúrgicos, eram pagos com recursos ilícitos oriundos do tráfico de drogas. Além da prisão de suspeitos, a operação resultou na suspensão das atividades de uma ONG que fazia parte da fachada da facção, com suas redes sociais sendo retiradas do ar.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!