Domingo é o dia de celebrar a Páscoa. E os ovos...
O objetivo da ação, que acontece com o apoio da Polícia Civil, é desmantelar fraude fiscal bem estruturada e que envolve empresas que comercializam resina e insumos utilizados na fabricação de frascos, potes ou garrafas pet.
reporter
Domingo é o dia de celebrar a Páscoa. E os ovos...
A tradicional encenação da “Paixão de Cristo”...
Quatro estudantes de Salto foram selecionados entre mais de 72 mil inscritos em todo o estado
O fim de semana prolongado promete movimentar...
Continua após anúncio
A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado deflagrou a Operação Plassein. O objetivo da ação, que acontece com o apoio da Polícia Civil, é desmantelar fraude fiscal bem estruturada e que envolve empresas que comercializam resina e insumos utilizados na fabricação de frascos, potes ou garrafas pet.
O nome Plassein é de origem grega e remete a aquilo que pode ser modificado e moldado. Participam da operação 36 agentes fiscais e 15 policiais da divisão de crimes contra a fazenda, do departamento de polícia de proteção à cidadania, o DPPV.
Esses agentes estão executando trabalhos em 12 alvos, nas cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, São Paulo, Leme, Indaiatuba, Tietê, Santo André e Guarulhos. Serão cumpridos vários mandados de busca e apreensão, sendo que quatro alvos dessa operação estão em Sorocaba e um em Araçoiaba da Serra.
A arquitetura da fraude contempla empresas atacadistas que simulam realizar operações interestaduais com a finalidade de suprimir o recolhimento do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS). A estimativa do fisco é que o esquema causou prejuízo de R$ 106 milhões aos cofres públicos estaduais de janeiro de 2017 a julho de 2020, em valores de ICMS que deixaram de ser recolhidos.
O trabalho de inteligência das equipes da Fazenda e detectou a existência de triangulação de operações realizadas em documentos fiscais, que provavelmente só ocorram no papel, sem a efetiva circulação da mercadoria.
Para isso, são criadas empresas “noteiras” e atacadistas intermediárias pra simular existência e dissimular o pagamento do imposto, por meio de operações fictícias entre um contribuinte e outro.
Os agentes fiscais em campo na operação Plassein irão apreender livros, documentos fiscais, controles paralelos e realizar cópia e autenticação de arquivos digitais. Assim vão poder ampliar o conjunto de provas que vão ser usadas nas esferas fiscal e penal.
Tudo isso pra tentar desarticular a fraude e responsabilizar os articuladores e beneficiários do esquema.
https://youtu.be/eXRUChIhtKsA Páscoa é uma data tradicionalmente dedicada à reunião familiar. E claro, os pets não poderiam ficar de fora dessa celebração. Para deixar os bichinhos no clima da data, algumas empresas estão oferecendo serviços especiais para eles. Com um cenário cheio de...
Estamos no outono, uma estação que exige atenção especial com a saúde. As características do período, como temperaturas mais baixas e o tempo seco, favorecem o surgimento de doenças respiratórias. No entanto, algumas mudanças na rotina podem ajudar a evitar esses...
Nas araras, o contraste é evidente: de um lado, regatas; do outro, jaquetas.
Acidente aconteceu na madrugada desta quinta-feira e será investigado pelas autoridades
Defesa Civil alerta para temporais e riscos nas estradas nas regiões de Sorocaba, Jundiaí e Itapeva.
Receba notícias no seu celular
0 comentários