Pacientes de Sorocaba tentam conseguir cirurgia e medicamentos. Um dos casos é o do mecânico Reginaldo Rodrigues de Carvalho. Ele teve câncer no rim e agora apresentou metástase no pulmão e precisa de um medicamento para combater a doença.
O mecânico pediu o remédio ao Governo do Estado, mas não teve resposta. Ele até entrou com um pedido judicial, mas ainda não conseguiu uma resposta.
Por nota, a secretaria de saúde do Estado de São Paulo informou que o medicamento pazopanibe não faz parte da lista de itens padronizados pelo Ministério da Saúde para distribuição no SUS.
O produto é fornecido ao paciente por meio de solicitação administrativa, após avaliação da comissão da farmacologia com base em protocolos médicos e evidências científicas. A compra do medicamento está em andamento e foi cobrada celeridade do fornecedor para a entrega e o paciente será informado sobre a disponibilidade.
O outro caso é o do João Paulo Bertolai, que sofre com uma pedra no rim há anos e precisa de uma cirurgia com urgência. Ele disse que foi encaminhado para um especialista, mas ainda não foi chamado para consulta.
A Secretaria de Saúde do estado explicou em nota que por conta da pandemia, procedimentos eletivos que não tem urgência estão sendo reprogramados. O paciente pode procurar o pronto atendimento de uma UBS mais próxima, a qualquer momento, caso sinta dores ou desconforto, ou até agendar uma consulta caso ache necessário uma nova avaliação.
A prefeitura de Sorocaba informou que o paciente foi atendido em novembro do ano passado e que desde fevereiro deste ano está sendo atendido pelo Governo do Estado.
https://youtu.be/W6JYit5stLI
0 comentários