Programa estadual foca na educação de jovens, que são maioria entre as vítimas de acidentes
7 de setembro, dia da Independência do Brasil teve um personagem da nossa região com participação determinante neste momento importante.
visconde porto seguro
Programa estadual foca na educação de jovens, que são maioria entre as vítimas de acidentes
O animal da espécie Eptesicus furinalis, que se alimenta de insetos, foi localizado morto no quintal de uma residência no Jardim Pacaembu
Em outubro do ano passado, eles lançaram o álbum ‘Nash’, gravado em Nashville, capital da música country dos Estados Unidos.
Um terceiro suspeito segue foragido.
Continua após anúncio
7 de setembro, dia da Independência do Brasil teve um personagem da nossa região com participação determinante neste momento importante da nossa história.
Detalhes deste momento e de outros marcos históricos que hoje conhecemos foram contados por Francisco Adolfo de Varnhagen ou Visconde de Porto Seguro, considerado o Pai da História do Brasil, o militar e diplomata nasceu em nossa região, num território que na época era Sorocaba.
Francisco Adolfo de Varnhagen nasceu em 17 de fevereiro de 1816, numa casa onde fica a Floresta Nacional de Ipanema em Iperó, mas na época as terras se chamavam São João de Ipanema. A construção num estilo colonial português passou por algumas reformas, mas ainda preserva alguns detalhes dos primeiros momentos da vida e infância do visconde de porto seguro.
O pai desse importante personagem foi o responsável pela construção dos primeiros altos fornos para fundição de ferro do país, que até hoje estão na Fazenda Ipanema.
Com a ida pra Europa, Varnhagen se aprofundou em arquivos e documentos. Foi lá que ele colocou no papel a história brasileira, incluindo a Independência. Ele seguiu carreira como diplomata e em 1854 editou sua obra mais famosa: a história geral do Brasil.
No alto da Serra Araçoiaba a 770 metros de altitude fica o monumento construído em 1882 a pedido de Dom Pedro II para homenagear o Visconde e recordar o território em que ele nasceu. Na placa o texto conta a história de Varnhagen e está escrito: …nascido na terra fecunda descoberta por Colombo. Iniciado por seu pai nas “couzas” grandes e uteis, estremeceu sua Pátria escrevo-lhe a história. Sua alma imortal reúne aqui todas as suas recordações.
Atualmente os restos mortais estão num busto no Largo de São Bento no centro de Sorocaba. O material foi trazido do chile junto com os restos mortais de uma filha dele.
Olhar o Brasil de hoje… Recordar a Independência… A trajetória do País… Varnhagen está presente neste passado. Um sorocabano que não só relatou a história, mas também se tornou parte dela.
Ainda não há definição sobre quem assumirá o comando da Arquidiocese de Sorocaba após sua saída. Segundo Dom Júlio, a arquidiocese entrará em um período de vacância até que um novo arcebispo seja nomeado.
Alerta da Defesa Civil dura até o sábado (5)
Tarifa será cobrada somente de motoristas que utilizarem a via expressa
Em um deles, motociclista morreu. No outro, o motorista de um utilitário ficou ferido. Local está em obras
No total, 25 pontos de ônibus serão monitorados.
Receba notícias no seu celular
0 comentários