Pai da história do Brasil nasceu na região de Sorocaba

Cultura, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

7 de setembro de 2022

Compartilhe:

7 de setembro, dia da Independência do Brasil teve um personagem da nossa região com participação determinante neste momento importante.

visconde porto seguro

visconde porto seguro

Notícias Recentes

Idosa é autuada por maus-tratos de 33 animais em Itapetininga

Idosa é autuada por maus-tratos de 33 animais em Itapetininga

A Polícia Civil de Itapetininga investiga um caso de maus tratos a 31 cães e 2 pássaros na cidade de Itapetininga. O local foi identificado após uma operação realizada pelo Setor de Proteção Animal da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar Ambiental, do Centro de Controle de Zoonoses e da Subsecretaria de Defesa Animal de Itapetininga.

Continua após anúncio

7 de setembro, dia da Independência do Brasil teve um personagem da nossa região com participação determinante neste momento importante da nossa história.

Detalhes deste momento e de outros marcos históricos que hoje conhecemos foram contados por Francisco Adolfo de Varnhagen ou Visconde de Porto Seguro, considerado o Pai da História do Brasil,  o militar e diplomata nasceu em nossa região, num território que na época era Sorocaba.

Francisco Adolfo de Varnhagen nasceu em 17 de fevereiro de 1816, numa casa onde fica a Floresta Nacional de Ipanema em Iperó, mas na época as terras se chamavam São João de Ipanema. A construção num estilo colonial português passou por algumas reformas, mas ainda preserva alguns detalhes dos primeiros momentos da vida e infância do visconde de porto seguro.

O pai desse importante personagem foi o responsável pela construção dos primeiros altos fornos para fundição de ferro do país, que até hoje estão na Fazenda Ipanema.

Com a ida pra Europa, Varnhagen se aprofundou em arquivos e documentos. Foi lá que ele colocou no papel a história brasileira, incluindo a Independência. Ele seguiu carreira como diplomata e em 1854 editou sua obra mais famosa: a história geral do Brasil.

No alto da Serra Araçoiaba a 770 metros de altitude fica o monumento construído em 1882 a pedido de Dom Pedro II para homenagear o Visconde e recordar o território em que ele nasceu. Na placa o texto conta a história de Varnhagen e está escrito:  …nascido na terra fecunda descoberta por Colombo. Iniciado por seu pai nas “couzas” grandes e uteis, estremeceu sua Pátria escrevo-lhe a história. Sua alma imortal reúne aqui todas as suas recordações.

Atualmente os restos mortais estão num busto no Largo de São Bento no centro de Sorocaba. O material foi trazido do chile junto com os restos mortais de uma filha dele.

Olhar o Brasil de hoje… Recordar a Independência… A trajetória do País… Varnhagen está presente neste passado. Um sorocabano que não só relatou a história, mas também se tornou parte dela.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!