Uma, duas, três e até mais corridas canceladas. Muitos usuários de aplicativos de transporte estão vivendo a mesma história: não conseguem fazer uma viagem porque os motoristas sempre cancelam. Isso pode significar a perda de compromissos para muita gente.
Alguns passageiros passam até pela situação de o motorista desistir do percurso, mesmo depois de iniciar a corrida.
O problema tem sido tão grande que na última semana de setembro, a plataforma Uber anunciou o banimento de 1600 motoristas no brasil por cancelamento excessivo de viagens.
Em nota, a Uber esclarece que os motoristas parceiros são profissionais independentes e podem cancelar viagens quando julgarem necessário, mas que os cancelamentos excessivos podem representar abuso do recurso e prejudicam intencionalmente a experiência dos usuários e motoristas.
Em relação ao constante aumento dos combustíveis, a Uber informa que intensifica esforços para ajudar os motoristas a reduzirem seus gastos, com parcerias que oferecem desconto em combustíveis, além de reajustar os ganhos dos parceiros.
Apesar não ter sido citada diretamente na reportagem, nossa produção também procurou a empresa de aplicativo 99, que alegou que não registra altos índices de cancelamentos de corrida porque permite que motoristas e passageiros rejeitem viagens antes de serem efetivamente confirmadas evitando que os usuários sejam impactados com prolongados tempos de espera para embarques.
Como forma de manter o equilíbrio da plataforma diante dos constantes reajustes dos combustíveis, a 99 aumentou os ganhos dos motoristas parceiros entre 10% e 25%, nas cidades do brasil onde a empresa opera.
https://youtu.be/47JiZs9GzrA
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