Pesquisa aponta que apenas 27% dos rios da região tem a água considerada boa

Meio Ambiente, Notícia Regional | 0 Comentários

TV Sorocaba

22 de março de 2024

Compartilhe:

Uma pesquisa feita durante o ano passado pela Fundação SOS Mata Atlântica, que tem sede em Itu, e foi divulgada nesta sexta-feira (22), em homenagem ao Dia da Água, apontou que apenas 27% dos rios da nossa região têm a água considerada 'boa'.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

Uma pesquisa feita durante o ano passado pela Fundação SOS Mata Atlântica, que tem sede em Itu, e foi divulgada nesta sexta-feira (22), em homenagem ao Dia da Água, apontou que apenas 27% dos rios da nossa região têm a água considerada ‘boa’. Esse estudo coletou amostras de trechos de rios de todo o Brasil que fazem parte da Mata Atlântica, incluindo 11 que estão em cidades da nossa região. Do total, apenas três tiveram água considerada boa. A coleta ocorreu em trechos de Sorocaba, Jundiaí, Itu, Salto, Tietê, Laranjal Paulista e Porto Feliz.

Os pontos apontados como a água considerada boa pelo relatório foram: em Itu, o córrego Caiacatinga; em Salto, o rio Piraí e um trecho do Rio Jundiaí.

Os trechos considerados regulares foram: o trecho do Rio Tietê em Itu e em Laranjal Paulista; em Salto, o Rio Jundiaí (outro trecho analisado) e o Rio Tietê; em Sorocaba, o Rio Sorocaba e o Rio Piragibú-Mirim; e em Tietê, o Rio Tietê.

Os trechos considerados ruins foram: em Jundiaí, o Rio Jundiaí e o Rio Tietê em Porto Feliz.

Para fazer a análise os pesquisadores usaram indicadores como: a temperatura da água, espumas, lixo flutuante, odor, peixes, se existem larvas, entre outros.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!