Polícia ambiental de Jundiaí encerra operação piracema

Jundiaí, Policial | 0 Comentários

TV Sorocaba

28 de fevereiro de 2023

Compartilhe:

A Polícia Militar Ambiental encerrou nesta terça-feira (28) a "operação piracema", realizada desde novembro do ano passado.

operação piracema

operação piracema

Notícias Recentes

Continua após anúncio

A Polícia Militar Ambiental encerrou nesta terça-feira (28) a “operação piracema”, realizada desde novembro do ano passado. Essa operação tem como objetivo proteger o movimento migratório dos peixes pertencentes as bacias do tietê e paraná, da qual a nossa região faz parte.

Somente entre janeiro e fevereiro desse ano, foram registradas mais de 40 horas de atividades com emprego de embarcações, apreensão de diversos petrechos de pesca, tais como redes de espera, tarrafas e caniços (varas), além de uma embarcação. Também foram apreendidos 52 quilos de pescado proveniente de pesca proibida; e realizadas 17 autuações ambientais que, somadas superaram R$ 20 mil em valor de multa.

As restrições impostas nesta operação são aplicadas a pescadores amadores e profissionais, proibindo a captura de peixes nativos e disciplinando e limitando a captura de peixes não proveniente das bacias do tietê – paraná, consideradas espécies exóticas ou alóctones (espécies estrangeiras).

As ações contaram com fiscalizações policiais ambientais e atividades de policiamento ostensivo nos períodos diurno e noturno. Além das abordagens a pescadores embarcados e em barrancos dos rios e represas, foram desenvolvidas diversas fiscalizações de fonte de consumo, as quais são voltadas para os estabelecimentos que comercializam o pescado, sendo exigida a procedência e a nota fiscal dos produtos oriundos da pesca.

Mesmo com o fim da piracema, algumas restrições continuam em vigor, tais como a restrição de alguns petrechos de pesca como rede de espera e tarrafas que são de uso exclusivo do pescador profissional. Como, também, a imposição de tamanho mínimo para a captura de algumas espécies nativas, e a existência de locais proibidos, tais como próximo a barragens e corredeiras. A polícia militar ambiental de jundiaí está localizada na rua cabedelo, 240, Vila São Paulo, Jundiaí-sp e para o registro de denúncias e prestação de informações e orientações, atende pelo telefone 011 45888960

https://youtu.be/SAWTSbFX-0g

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!