Ponte que liga Ibiúna e Mairinque é interditada após ação judicial do Ministério Público de SP

Comunicação, Estrada, Fiscalização, Ibiúna, Justiça, Mairinque, São Roque, SBT, Segurança, Sorocaba, Transporte, TVS | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

29 de dezembro de 2024

Compartilhe:

A ponte sobre o Rio Sorocaba, da estrada que liga Ibiúna e Mairinque, é interditada pela Guarda Municipal por decisão do Ministério Público de São Paulo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Notícias Recentes

Continua após anúncio

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) ajuizou uma Ação Civil Pública contra a Prefeitura de Ibiúna devido ao estado precário de uma ponte localizada na Estrada Municipal Mairinque-Ibiúna, no Bairro Cachoeira, que coloca em risco a segurança dos usuários.

A situação foi inicialmente apurada em 2019, quando o MP instaurou o Inquérito Civil para investigar as condições de trafegabilidade da estrada. Um parecer técnico constatou que, além de problemas na pavimentação e sinalização, a ponte, no final do percurso da estrada, apresentava falhas estruturais graves. O engenheiro responsável pela vistoria afirmou que a ponte havia sofrido deslocamento no eixo, apresentava trincas e corrosões, o que pode comprometer sua estabilidade.

Embora o governo estadual tenha realizado melhorias significativas na estrada, a ponte não foi incluída na reforma e continua em péssimo estado de conservação. O MP solicitou repetidamente que a Prefeitura de Ibiúna realizasse os reparos ou substituísse a ponte, mas a municipalidade alegou dificuldades financeiras e falta de recursos para a obra.

Em março de 2023, o engenheiro da Secretaria de Obras de Ibiúna, Patrick Cruzoleto, afirmou que não poderia garantir a segurança da ponte, devido às patologias detectadas. Mesmo assim, a Prefeitura não respondeu aos ofícios do MP, o que levou à ação judicial.

A ação busca garantir que o Município de Ibiúna realize, com urgência, a reforma ou substituição da ponte para evitar danos aos usuários. O MP também solicitou que a ponte fosse interditada até que as obras sejam concluídas, devido ao risco iminente de acidentes graves. Caso o pedido não fosse atendido, a Prefeitura poderia ser multada em R$ 10.000,00 por dia de descumprimento.

Com a ponte interditada, o acesso mais fácil e rápido agora é por São Roque. A Guarda Civil informou que, no momento, não há previsão de quando a ponte poderá ser liberada para o tráfego de veículos, o que vai afetar diretamente a circulação entre as cidades da região.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!