Porto Feliz confirma primeiro caso de chikungunya em 2025

Porto Feliz, Saúde | 0 Comentários

TV Sorocaba

7 de fevereiro de 2025

Compartilhe:

Especialistas alertam que a chikungunya pode ser confundida com a dengue, mas um dos diferenciais está na localização da dor.

Larvas do mosquito em um pote.

Notícias Recentes

Tomorrowland Brasil 2025 agita Itu com mais de 150 atrações

Tomorrowland Brasil 2025 agita Itu com mais de 150 atrações

O Tomorrowland Brasil 2025 revelou seu line-up oficial, trazendo mais de 150 artistas da música eletrônica para o Parque Maeda, em Itu. Entre os destaques estão Alok, Armin van Buuren, Vintage Culture, Steve Aoki e Nicky Romero. O festival acontecerá entre os dias 10 e 12 de outubro e terá como tema “LIFE”. A pré-venda de ingressos começa em 4 de abril, com vendas globais a partir do dia 8.

Continua após anúncio

Porto Feliz confirmou o primeiro caso de chikungunya neste ano, nessa quinta-feira (6). Ainda não havia nenhum registro da doença na região metropolitana de Sorocaba em 2025. A paciente é uma mulher, de 21 anos, que já se recuperou e passa bem.

Segundo a prefeitura, a jovem apresentou sintomas como cansaço, febre, náusea, dor de cabeça e dores no corpo. A chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a dengue e o zika vírus.

Especialistas alertam que a chikungunya pode ser confundida com a dengue, mas um dos diferenciais está na localização da dor: enquanto a dengue costuma causar dores musculares, a chikungunya provoca dores articulares intensas, que podem persistir por meses.

Para conter a propagação da doença, a prefeitura informou que intensificou as ações de combate ao mosquito transmissor. Agentes de saúde têm realizado visitas às residências para orientar a população e eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti. Até o momento, não há registro de mortes por chikungunya no município.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!