A Prefeitura de Sorocaba publicou nesta quarta-feira (14) uma notícia de que o tratamento precoce contra a covid-19 teria eficácia de 99% e o post viralizou na internet. O fato chamou atenção porque o estudo não teria embasamento científico.
Durante o dia, a Prefeitura fez 3 posts no Facebook e Instagram:
- No primeiro deles, dizia o seguinte: estudo preliminar aponta 99% de eficácia do tratamento.
- Na segunda postagem, a arte vem com outro texto: “Atenção! Levantamento preliminar aponta 99,19% de recuperados e 0.81% de letalidade entre pacientes monitorados com sintomas de covid-19 que fizeram o tratamento precoce”.
- No terceiro post, a prefeitura trocou a informação do percentual e afirmou que o levantamento teria garantido excelentes resultados.
A Prefeitura alegou que a postagem foi refeita por ter gerado dúvida sobre a eficácia dos medicamentos e não sobre o levantamento realizado. Muitas entidades, como a OAB e o Sindicato dos Médicos, passaram a questionar as postagens. E a câmara de Sorocaba acionou o Ministério Público no caso.
Nós entramos em contato com a Prefeitura de Sorocaba: o município citou que se trata de um monitoramento telefônico feito com 123 pacientes após 10 dias do início de tratamento com azitromicina e ivermectina.
Destes, 122 teriam se curado e um morrido. Diz ainda que não se trata de estudo científico, mas a gente lembra que no primeiro post a palavra estudo foi utilizada.
As próprias fabricantes da azitromicina e da ivermectina nunca afirmaram haver comprovação científica na eficácia dos medicamentos pra combater o coronavírus.
Uma última informação: secretário de saúde Vinícius Rodrigues está afastado temporariamente porque passou por uma cirurgia e está se recuperando.
https://youtu.be/q2c5uwLQTcE
0 comentários