A Receita Federal prorrogou o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 para dia 31 de maio. Antes, a data final era até 29 de abril. A instrução normativa foi publicada no “diário oficial da união” desta terça-feira (5).
O contribuinte que tiver imposto a pagar e quiser colocar a 1ª parcela ou a quota única em débito automático no banco precisa agora enviar a declaração do ir 2022 até o dia 10 de maio, antes a data final era até 10 de abril. Para as declarações enviadas após o dia 10 de maio, o pagamento da primeira cota deverá ser realizado com darf.
Segundo a Receita Federal, a prorrogação visa suavizar eventuais efeitos decorrentes da pandemia da covid-19 que possam dificultar o preenchimento correto e envio das declarações, visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados.
As restituições começarão a ser pagas no fim de maio e vão até setembro – são cinco lotes de pagamento, um por mês.
Região
Segundo a Receita Federal, em Sorocaba já foram entregues cerca de 64 mil declarações, 35% do total. Em Itapetininga 11.252 contribuintes se acertaram com o leão, o que equivale a 40% e em Jundiaí foram 49 mil, 31% do total.
Quem é obrigado a declarar?
Quem recebeu rendimentos tributáveis, ou seja, rendimento sujeito à cobrança de Imposto de Renda, acima de R$ 28.559,70 centavos, lembrando que o auxílio emergencial é rendimento tributável.
https://youtu.be/DeltF1yM8a4https://youtu.be/QyBMv5UQ2KI
0 comentários