vandalismo

Prefeitura anuncia novo programa de segurança contra invasões em escolas

Só neste ano foram registradas 143 ocrrências envolvendo invasões, furtos e vandalismo em escolas municipais de Sorocaba. Para tentar resolver o problema, a prefeitura está implementando um programa de segurança para proteção do patrimônio público em conjunto com as secretarias de educação e de segurança.

Em reunião com os secretários das pastas, Wanderley Acca e Marcelo Carriel, a prefeita Jacqueline Coutinho pediu para que se viabilize a utilização de servidores municipais num sistema de vigilância patrimonial das unidades escolares fazendo com que os espaços contem com a presença de duas pessoas durante as noites e, aos finais de semana, as 24 horas do dia. 

A medida será imediata. Na sequência deve ser contrado um serviço de alarme, vídeo-monitoramento e vigilância em, pelo menos, 40 unidades. Mas pra essa segunda etape é necessário um processo de licitação. 

O programa recebeu o nome de “Protege Escola” e a permanência de servidores públicos nas escolas deverá ocorrer em sistema de rodízio a partir da próxima semana. Os locais onde os profissionais ficarão não será divulgado. Cada servidor contará com um telefone celular onde, por meio de aplicativo, poderá solicitar o auxílio da Guarda Civil Municipal imediatamente.

A gota d´agua foi a invasão em uma escola municipal no Jardim Josane, nesta quinta-feira, 30. Os criminosos invadiram a escola de madrugada, a caixa de concreto por onde passa a fiação do local foi arrombada. Vários metros de fios de cobre foram retirados do local. Os bandidos também arrombaram as salas de aula e furtaram todos os 10 aparelhos de TV, 1 forno microondas, 2 computadores, 3 impressoras, cafeteira, telefone e outros aparelhos eletrônicos.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!