Prefeitura de Sorocaba deve anunciar nova gestora da UPA do Éden

Saúde, Sorocaba | 0 Comentários

TV Sorocaba

8 de dezembro de 2023

Compartilhe:

A Unidade de Pronto Atendimento do éden vai ter nova gestão depois que problemas foram constatados no local.

sorocaba upa

sorocaba upa

Notícias Recentes

Continua após anúncio

A Unidade de Pronto Atendimento do éden vai ter nova gestão depois que problemas foram constatados no local. Algo que, inclusive, foi alvo de investigação policial.

Uma assembleia do conselho administrativo da Santa Casa de Sorocaba vai definir na próxima terça-feira (12) se a entidade poderá assumir a gestão da unidade. A decisão da mudança por parte da prefeitura da cidade veio depois de uma operação da Polícia Federal que investiga irregularidades nas subcontratações feitas pela organização social que gerencia a UPA.

Durante a coletiva, o presidente da Câmara disse que o andamento do projeto após a aprovação da assembleia deverá ser agilizado. De acordo com o prefeito, Rodrigo Manga, apesar dos funcionários da UPA serem contratados pela iniciativa privada ou terceirizados, a prefeitura vai criar uma comissão especial para garantir os direitos trabalhistas na rescisão do contrato e para que os colaboradores sejam remanejados.

O prefeito destacou que a Santa Casa não vai herdar os problemas existentes na atual gestão da UPA. A organização social já vinha sendo notificada e multada por irregularidades.

No dia 23 de novembro, equipes da Polícia Federal foram até a prefeitura de Sorocaba para cumprir mandados de busca e apreensão na Secretaria de Saúde relacionados ao contrato com a organização social que foi firmado em 2022 no valor de 60 milhões de reais. O foco das investigações é a subcontratação de empresas fornecedoras da organização social. Ainda segundo a PF, há suspeita de lavagem de dinheiro, e ninguém foi preso. O Instituto Nacional de Ciências da Saúde, contratado para a gestão da UPA do Éden, informou que os atrasos nos pagamentos dos colaboradores resultam dos atrasos nos repasses financeiros por parte do município de Sorocaba. Informou que recorreu das multas e notificou a prefeitura, mas identificou falta de transparência nas informações da prefeitura sobre o repasse do estado. O instituto disse que pediu diversas vezes um reequilíbrio contratual porque a UPA precisava de mais profissionais e novos equipamentos e móveis, mas que a solicitação nunca foi atendida pela administração municipal.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!