Ação tem como objetivo ampliar as coberturas vacinais e prevenir doenças
O clima quente e as chuvas isoladas contribuem para o aumento dos focos do mosquito Aedes Aegypti.
Ação tem como objetivo ampliar as coberturas vacinais e prevenir doenças
Durante o trabalho de patrulhamento pelo bairro...
Dois homens foram presos com mais de 200 porções...
Emissão gratuita do documento representa um avanço na garantia de direitos, além de fortalecer a inclusão e a acessibilidade
Continua após anúncio
Tatuí enfrenta uma preocupação crescente com o aumento de casos de dengue no início de 2025. Entre os dias 1º e 15 de janeiro, foram confirmados 34 casos autóctones (contraídos no próprio município), o que representa um aumento alarmante de 32 casos em comparação ao mesmo período de 2024, quando apenas 2 ocorrências foram registradas.
O clima quente e as chuvas isoladas contribuem para o aumento dos focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, colocando a cidade em um período crítico até maio. Em 2024, Tatuí registrou 882 casos, com picos de incidência nos meses de abril e maio.
Diante da situação, a prefeitura tem intensificado as ações de prevenção, com mais de 3.600 visitas a imóveis entre 19 de dezembro e 15 de janeiro, além de 2.989 controles de criadouros e 326 nebulizações. Juliana Aparecida de Camargo da Costa, coordenadora do setor de combate à dengue, reforça a importância da colaboração da população, destacando que a limpeza dos quintais e o controle de possíveis criadouros são essenciais para conter a proliferação do mosquito. A prefeitura de Tatuí também oferece a vacina quadrivalente contra a dengue para adolescentes de 10 a 14 anos, disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A vacinação é uma medida importante, somada aos cuidados domiciliares, como o correto descarte de lixo e a eliminação de locais que acumulam água.
No Jardim Napoli, uma área onde deveria funcionar uma pista de caminhada está tomada por mato alto, lixo, móveis velhos e até colchões descartados de forma irregular.
Sorocaba já contabiliza 5.367 casos da doença, sendo 5.316 autóctones, ou seja, transmitidos no próprio município.
Cidade conta com 5.298 casos da doença. Onze mortes estão em investigação
O Ciclo de Debates é realizado anualmente pelo TCE-SP, com o objetivo de debater e promover boas práticas administrativas, esclarecer dúvidas e orientar os gestores nos 644 municípios fiscalizados pelo órgão.
Já são mais de 5 mil casos confirmados em 2025
Receba notícias no seu celular
0 comentários