flexibilizacao-do-comercio-na-regiao

Prefeituras de cidades da região anunciam mudanças para o retorno gradual das atividades do comércio.

Araçoiaba da Serra

O Prefeito Dirlei Salas Ortega emitiu novo decreto nesta segunda-feira (22), com novas orientações para o funcionamento do comércio durante este momento de pandemia que enfrentamos devido ao covid-19.

Estabelecimentos que estavam fechados, tais como óticas, vendas de produtos de limpezas, oficinas e assistência técnica de eletroeletrônico, comunicação e internet, poderão abrir.

Estabelecimentos que já estavam autorizados a funcionar em sistema “delivery” e “drive thru”, tais como oficinas mecânicas, materiais de construção, autopeças e agropecuárias, poderão realizar atendimento presencial.

Os demais estabelecimentos e prestações de serviços poderão funcionar em sistema “delivery”, sendo vedado o atendimento presencial.

O município fez exigências para todos os estabelecimentos, como uso de máscara pelos funcionários; entrada de uma pessoa por família; manter distancia de 1,5 metro entre as pessoas no interior do estabelecimento; organização das filas com marcas no solo com 1 metro de distância entre as pessoas; realização da constante limpeza das superfícies de toque; manter portas e janelas abertas para entrada de ar; disponibilizar aos clientes e colaboradores pia com água e sabão ou álcool 70%.

São Roque

De acordo com o executivo, não pode ter aglomeração e se algum estabelecimento for flagrado com pessoas aglomeradas, terá penalidade.

  • Marmoraria, serralheria, vidraçaria marcenaria e estacionamentos podem funcionar sem aglomerar pessoas.
  • Salão de beleza e barbearias podem ter atendimento individual sem aglomerar clientes.
  • Lava-rápido somente em sistema de leva e traz.

Outros estabelecimentos em geral podem atender em sistema de drive-thru. Além disso, escritórios como advocacia e imobiliárias devem funcionar com portas fechas e atendimento individual com hora marcada.

Os hotéis poderão atender com 40% da sua capacidade, mas desde que o hóspede não esteja na cidade a turismo e somente pessoas a trabalho. Setores do hotel, como academia e restaurante, permanecem fechados.

Ainda segundo a Prefeitura, empresários serão obrigados a fornecer máscaras para seus funcionários. Quem não equipar os funcionários com máscaras, poderá ser multado.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!