Presos não retornam da saidinha temporária em cidades da nossa região

Iperó, Itapetininga, Notícia Regional, Policial, Sorocaba, Votorantim | 0 Comentários

TV Sorocaba

13 de janeiro de 2025

Compartilhe:

Na nossa região, a cidade de Iperó foi a que teve mais casos assim.

Repórter Fernanda Sena falando sobre presos que não retornam da saidinha.

Notícias Recentes

Continua após anúncio

A saída temporária, benefício previsto na Lei de Execução Penal, é motivo de controvérsias e discussão nas prisões do estado de São Paulo. Concedido pelo Poder Judiciário, o benefício permite que detentos saiam temporariamente das unidades prisionais em datas previamente definidas. No entanto, a prática gerou preocupações, pois muitos presos não retornam da saidinha após o fim da autorização, tornando-se foragidos.

A Secretaria da Administração Penitenciária divulgou um balanço com números alarmantes de detentos que não voltaram às unidades prisionais após as saídas temporárias no fim de 2024.

Na nossa região, a cidade de Iperó foi a que teve mais casos de presos que não retornam da saidinha. De 923 presos liberados, 31 não se reapresentaram. Em Iperó, dos 369 beneficiados, 11 não voltaram. Em Votorantim, 2 de 65 saíram e não voltaram, e em Sorocaba, 28 de 515 reeducandos não retornaram. Já em Itapetininga, 26 de 593 não cumpriram a regra. Curiosamente, em Jundiaí não houve concessão de saídas temporárias. É importante destacar que, ao não retornar, o preso é considerado foragido e perde o benefício, voltando ao regime fechado quando recapturado. A polêmica sobre as saídas temporárias continua a gerar discussões sobre a eficácia e os riscos desse tipo de benefício no sistema prisional.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!