Primeira vacina contra Chikungunya é aprovada pela Anvisa

Brasil, Saúde, Vacinação | 0 Comentários

Jornalismo TV Sorocaba

14 de abril de 2025

Compartilhe:

Doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e do Zika vírus

Estudos da vacina

Foto: Governo de SP

Notícias Recentes

Atropelamento na Raposo Tavares acaba com morte em Sorocaba

Atropelamento na Raposo Tavares acaba com morte em Sorocaba

Um pedestre morreu após ser atropelado por um carro na tarde deste domingo (13), no km 106 da Rodovia Raposo Tavares, em Sorocaba. A vítima foi arremessada para a pista contrária e morreu no local. Duas pessoas que estavam no veículo sofreram ferimentos leves.

Continua após anúncio

A vacina contra Chikungunya, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a Valneva, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nesta segunda-feira (14), para ser aplicada em território brasileiro na população acima de 18 anos. Esta é a primeira vacina autorizada contra o vírus.

Os testes foram feitos em 4 mil voluntários, de 18 a 65 anos, nos Estados Unidos, e 98,9% dos participantes produziram anticorpos neutralizantes, se mantendo em alto nível por pelo menos seis meses. Este é um caso inovador no mundo, pois é a primeira vacina inicialmente aprovada com base em dados da produção de anticorpos. Geralmente, os estudos são realizados analisando a eficácia.

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a Chikungunya afetou cerca de 267 mil pessoas no Brasil no ano de 2024, com 213 mortes registradas, de acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde.

Os principais sintomas são febre repentina, com temperatura acima de 38,5° C e dores intensas nas articulações dos pés e das mãos (dedos, tornozelos e punhos). Pode haver também dor de cabeça, dor muscular e aparição de manchas vermelhas pelo corpo.

Como não existe um tratamento específico para a doença, além de se vacinar quando for possível, vale ressaltar que impedir a proliferação do mosquito é essencial para a prevenção, evitando o acúmulo de água parada em recipientes e descarte irregular de lixo.

Compartilhe:

Notícias Relacionadas

Você é daqui, você é da gente

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Q

Receba notícias no seu celular

Entre em contato!