Primeiros casos de covid19 completam um ano na região

Primeiros casos de covid19 completam um ano na região

A cidade de Jundiaí, com mais de quatrocentos mil habitantes, foi surpreendida no dia 19 de março com a notícia de que dois moradores tinham contraído o vírus. O município entrou em estado de emergência no dia seguinte da confirmação dos casos. Um decreto do prefeito Luiz Fernando machado restringiu o funcionamento do comércio, suspendeu os serviços públicos e interrompeu atividades não essenciais. Um ano depois, o cenário se repete. Perto de um novo colapso no sistema de saúde, a cidade registra cerca de 800 novos casos da doença por dia, segundo dados da secretaria de saúde da cidade.

Em julho do ano passado, Jundiaí enfrentou o chamado pico da primeira onda. Hospitais das redes pública e privada funcionavam com o máximo da capacidade. A prefeitura precisou interromper cirurgias eletivas. No decorrer da pandemia, os efeitos das medidas restritivas começaram a ser percebidas. em setembro de 2020, o hospital de campanha foi desativado. Parecia que tudo estava perto de voltar ao normal. Mas três meses depois, aumentou a procura de pessoas com sintomas gripais em busca de atendimento.

Jundiaí já vacinou cerca de 39 mil pessoas contra a covid, segundo a secretaria de saúde do município. A cidade tenta avançar na vacinação pra frear a crise sanitária o quanto antes, na esperança de que essa seja a melhor forma de voltar à rotina normal.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato!